img

Saiba quais são os melhores horários para beber água

Hidratar-se em alguns momentos específicos pode ser benéfico para o seu corpo

Beber água, independentemente do horário, é muito importante. Um corpo bem hidratado traz diversos benefícios, enquanto a desidratação pode ser bastante prejudicial à saúde. Contudo, determinados momentos do seu dia podem exigir mais o consumo de água já que, em alguns casos, esse líquido pode ser um grande aliado. Confira abaixo os 12 melhores horários para o consumo de água. 

 

Quando você acordar

É muito importante beber água logo pela manhã, assim que acordar. Esse é um dos melhores momentos para se hidratar, pois seu corpo passou por um longo jejum durante as horas de sono. O copo de água matinal também pode conter um pouco de limão. Esprema meio limão em seu primeiro copo de água do dia para o aumento de fitonutrientes antioxidantes, potássio e vitamina C.

 

Quando você pensa que está com fome

Há momentos em que você pensa que está com fome, mas você pode na verdade estar com sede. Grande parte das pessoas não percebe que está realmente com sede quando a fome parece bater, já que o cérebro reconhece esses gatilhos como os mesmos. Sendo assim, beba um pouco de água primeiro e espere alguns minutos para ver se a vontade de comer satisfaz.

 

Antes, durante e depois de fazer exercícios físicos

É essencial se hidratar antes, durante e depois de se exercitar, para evitar uma possível desidratação. Você precisa de muita água para substituir o que transpira. O recomendado é beber uma garrafinha de água - de aproximadamente 500 ml - antes do exercício, mais uma durante e outra após terminar.

 

Sempre que você suar

Qualquer coisa que faça você suar - seja um dia quente e abafado, um tempo ao ar livre, a prática de exercícios físicos ou até uma sauna ou banheira de hidromassagem - fará com que o seu corpo perca líquido que você precisa repor. Conforme seus músculos se aquecem, seu corpo transpira para liberar o calor. Para resfriá-los, você precisa beber bastante água.

 

Antes e durante a menstruação

Se hidratar é uma ótima maneira de aliviar o desconforto pré-menstrual e reduzir o inchaço no corpo que esse período traz. Uma das maiores causas de dores de cabeça ou de cãibras é a desidratação. Segundo um estudo recente realizado com mulheres jovens com dismenorreia - menstruação muito dolorosa -, constatou-se que ingerir mais água encurtou seus ciclos e aliviou as cólicas e a dor pélvica.

 

Quando você está doente

A hidratação é a chave para a cura quando você está doente. Sintomas como diarreia, vômitos e febre podem causar perda excessiva de água e significam que você precisa se hidratar mais. Ao primeiro sinal de alguma doença, beba bastante água, principalmente se não estiver sentindo muita fome. Além disso, é importante ficar longe de álcool e bebidas com cafeína, pois eles podem secar ainda mais o seu corpo.

 

Quando você está com dor de cabeça

Um dos principais gatilhos das dores de cabeça e enxaquecas é a desidratação. Algumas pessoas relatam que mesmo uma pequena queda na ingestão de água pode causar uma dor de cabeça intensa. Especialmente se você é propenso a enxaquecas, mantenha-se bem hidratado para ajudar a evitar possíveis dores de cabeça, com uma garrafa de água sempre à mão. 

 

Ao meio-dia

Beber água ao meio-dia é uma opção melhor do que beber café para ajudar a recuperar a energia de quem está trabalhando desde cedo. Tomar um copo grande de água - com gás e/ou com limão ou outro sabor - pode ajudar a melhorar o seu humor. De acordo com um jornal britânico, seu estado de hidratação afeta diretamente seu humor, memória e percepção visual.

 

Quando você está em um avião

Ao voar de avião, é normal se sentir mais ressecado e com sede. Isso acontece por conta de uma questão de altitude, ou seja, quanto mais alto o avião sobe, mais seco o ar se torna. Para combater o nível de umidade super baixo, leve uma garrafa de água com você para encher conforme necessário durante o voo, principalmente se for um voo de longas horas.

 

Quando você recebe uma massagem

Beber água antes e depois de uma massagem é uma boa opção pois pode ajudar a eliminar as toxinas do corpo. Ao se hidratar antes da massagem, seus músculos ficarão mais flexíveis e macios, o que facilita a manipulação do tecido sensível pelo massagista. É importante se hidratar após a massagem também para liberar substâncias, principalmente se você tiver um tecido profundo ou se fizer outra massagem pesada.

 

Antes de comer uma refeição para perder peso

Segundo estudos, se hidratar antes de uma refeição pode ajudá-lo a comer menos e, consequentemente, perder peso e gordura corporal. A água é mais do que uma maneira livre de calorias para ajudar você a se sentir satisfeito, também pode acelerar o seu metabolismo. Além disso, a água também acelera a lipólise - o processo do seu corpo de queimar gordura para obter energia. Por isso é tão importante estar sempre bem hidratado em uma dieta de emagrecimento.

 

Quando você precisa estar no seu jogo

A água pode ajudar o seu cérebro a funcionar melhor. Quase ¾ do seu cérebro contém fluido, logo, se seus níveis caírem muito, os vasos sanguíneos neste órgão encolhem. Isso tudo pode afetar a sua coordenação, atenção, resistência e memória de curto prazo. Então, quando você se sentir cansado e/ou confuso, deixe de lado uma bebida energética com cafeína e beba água para ajudá-lo a se recuperar.

 

Qual é a quantidade diária ideal de água?

As necessidades diárias de hidratação podem ser atendidas através do consumo de água, outras bebidas e alimentos. Segundo especialistas, o consumo ideal por dia são 3 litros de água para homens e 2,5 litros para mulheres. Mas isso inclui-se a hidratação de alimentos e todas as fontes de bebidas. Cheque com o seu médico a quantidade diária ideal para você, de acordo com as suas necessidades.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...