img

Dercy Gonçalves: "Me sinto uma menina de 20 anos." (Entrevista 2004)

Em entrevista para o Saude, Dercy Gonçalves, atriz, humorista e cantora brasileira, conta sobre sua vida pessoal e os cuidados que tem com sua saúde

Quando pensamos em fazer uma entrevista com Dercy Gonçalves já imaginávamos que não seria fácil. Porém, a dificuldade encontrada superou nossas expectativas. A musa do carnaval carioca foi procurada por muitos jornalistas ao mesmo tempo. Contudo, tantos telefonemas e insistência foram recompensados com as declarações da atriz.

Não há palavra melhor que se encaixe no perfil de Dercy Gonçalves do que polêmica. Há cerca de 13 anos, ela descobriu e operou um câncer no estômago. Hoje, aos 97 e cheia de energia, prepara-se para desfilar no Salgueiro como destaque em um dos carros alegóricos.

Nascida em 1907 na cidade de Santa Maria Madalena, no Rio, a atriz conta que sua infância foi pobre, mas linda. A arte veio ao seu encontro e, embora os parentes tenham dito que aquilo era “prostituição”, Dercy decidiu enfrentar o mundo. Começou sua carreira no teatro como cantora.

Hoje, ela olha para traz e avalia: “Improvisei sempre a vida”. Confira agora a entrevista exclusiva que Dercy concedeu ao saude.com.br, contando como recebeu a premiação de musa das musas do Carnaval 2004. Ela fala também sobre como vê doenças como o câncer, e de que forma encara a vida.

 

Aos 97 anos, o que você faz para manter a saúde?

Dercy Gonçalves: Eu levo uma vida simples. Não bebo álcool porque não preciso de combustível, o ser humano não precisa de álcool. Não fumo há 20 anos, antes disso fumava quatro maços por dia. E não abuso do sexo.

 

Você tem alguma alimentação especial?

Dercy Gonçalves: Não. Como a qualquer hora. Esse negócio de não poder comer antes de dormir é papo de médico para fazer média, o estômago não sabe o horário. Como quando sinto fome, meia-noite, uma hora da manhã. Só não como carne de porco, porque me dá cólica, acho ruim.

 

Pratica algum exercício?

Dercy Gonçalves: Só faço exercício para evitar a compressão do nervo ciático. Foi meu neto quem me ensinou e é ótimo! Não confio em nada. Acredito muito na natureza, em Deus. Tomo gotas de flores, me cuido.

 

Tem alguma religião?

Dercy Gonçalves: Minha religião é Deus. Não creio em santos, filosofias, nada disso. Acho que a base da vida está na humildade, educação, inteligência e cultura.

 

Então qual é o segredo de tanta saúde?

Dercy Gonçalves: Eu me sinto uma menina de 20 anos, não estou velha. Quem tem medo da velhice, não vive, morre. Além disso, não julgo nem condeno ninguém, cada um tem seus defeitos. Respeito isso.

 

Há pouco tempo você recebeu a faixa de musa das musas do Carnaval 2004 pelo Salgueiro. Como vê essa premiação?

Dercy Gonçalves: O Salgueiro é uma vedete do carnaval, e eu sou apenas o enfeite da escola. Tenho muita satisfação, pois desbundei uma menina bonita. Acho o desfile da escola muito bonito, e vou ter prazer em fazer parte dele.

 

Que mensagem você transmite aos leitores do portal?

Dercy Gonçalves: Gente é para pensar. Pensem! As pessoas devem se amar primeiro, viver dentro de si, para depois viver a vida.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...