img

Hábitos para ter uma longevidade mais saudável

Alguns hábitos adotados no cotidiano podem ser grandes aliados para um bom envelhecimento

Envelhecer é um processo natural que acontece gradativamente conforme os anos se passam. No envelhecimento, o corpo e a mente do indivíduo se transformam de modo fisiológico e estrutural, caracterizando-se pela redução das funções do corpo. É nesse momento que aparecem alguns sinais que podem ser o maior pesadelo de algumas pessoas: o surgimento de fios brancos e o desenvolvimento de rugas.

Essas mudanças podem ser incômodas e indesejadas, mas é importante ter em mente que elas fazem parte do ciclo natural da vida. Entretanto, mesmo com o passar dos anos, é possível garantir mais qualidade de vida e, consequentemente, ter uma longevidade melhor e mais saudável.

Para a medicina, o conceito de "longevidade” não equivale apenas à duração da vida, e sim envolve saúde, disposição e qualidade de vida. Ao adotar alguns cuidados e hábitos saudáveis, terá um envelhecimento mais saudável e um processo contínuo de otimização das características funcionais do organismo.

O processo de envelhecer não ocorre em uma idade específica, mas é importante que esses hábitos sejam adotados o quanto antes, para garantir que seja um período controlado e mais agradável. Sendo assim, ao viver de maneira saudável, o envelhecimento com saúde se torna uma realidade. Confira abaixo 7 hábitos que melhoram a longevidade e devem ser adotados no seu dia a dia:

 

1. Controle o estresse

O estresse crônico é uma das principais causas do infarto, pois eleva o número de glóbulos brancos na circulação, e essas células de defesa em excesso podem ocasionar a formação de coágulos, vindo a obstruir a passagem do sangue para o tecido muscular do coração. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 18 milhões de pessoas são vítimas das doenças cardiovasculares por ano.

Dessa forma, pessoas mais positivas e menos estressadas têm mais chances de viverem uma vida longa e saudável. Por isso, uma dica super importante para ter um envelhecimento mais longevo e agradável é manter o bom humor, se divertir, evitar se estressar e enfrentar as adversidades de maneira mais light.

 

2. Tenha uma vida social ativa

A convivência social de qualidade com pessoas que gostamos pode influenciar positivamente no processo de longevidade. Cultivar amizades e manter um ciclo social ativo é essencial para ter uma vida mais saudável. Pesquisas mostram que a solidão durante o envelhecimento é um problema real e bem grave para os idosos. Uma vida social ativa ajuda a manter um bom quadro da saúde mental.

 

3. Faça exercícios regularmente

Praticar atividades físicas com frequência é um dos melhores hábitos a se criar, principalmente para conquistar mais qualidade de vida. Exercícios, quando presentes regularmente no cotidiano, promovem a saúde física e mental, além de trazerem sensação de bem-estar e contribuírem para a prevenção de doenças. Assim, eles também proporcionam uma longevidade mais saudável.

 

4. Mantenha uma alimentação equilibrada

Uma dieta equilibrada é aquela que garante uma quantidade adequada de nutrientes e vitaminas para o bom funcionamento do organismo. Esse cuidado é essencial para a manutenção da saúde e para a longevidade. O excesso de açúcares e gorduras podem causar diversos problemas para a saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes e verduras, e alimentos de origem animal, como carnes magras, ovos e leite, são os maiores aliados de uma alimentação saudável e equilibrada. Alimentos industrializados e ultraprocessados, como bebidas açucaradas, biscoitos e pratos congelados devem ser evitados.

 

5. Diminua o álcool e o cigarro

O consumo excessivo de álcool está diretamente relacionado ao surgimento de diversas doenças e pode causar inclusive morte prematura. Entretanto, se consumidas moderadamente e com responsabilidade, bebidas alcoólicas podem ajudar no controle do estresse e na vida social ativa, contribuindo para o bem-estar e para a qualidade de vida dos indivíduos.

Já o tabagismo e a exposição passiva ao cigarro são grandes fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, um dos tipos mais agressivos da doença. Desse modo, evite ao máximo o cigarro, pois o fumo constante equivale ao oposto de uma longevidade saudável.

 

6. Mantenha seu cérebro ativo

Manter o cérebro ativo é uma das dicas para a longevidade saudável e agradável que mais merece destaque, pois garante um bom processo de envelhecimento da mente. Sendo assim, criar o hábito da leitura e de passatempos que estimulam o cérebro, como palavras-cruzadas, jogos de cartas e jogos de tabuleiros, são excelentes alternativas para isso.

 

7. Vá no médico regularmente

Fazer visitas ao médico com frequência ao longo dos anos, para realizar check-ups e acompanhar possíveis alterações de saúde, é essencial para um envelhecimento saudável. Faça os exames anuais, vá ao médico se sentir alguma mudança ou dor inusitada e garanta mais qualidade de vida. Além disso, não deixe de sempre ter as vacinas em dia. As vacinas foram uma das principais criações da ciência para a longevidade dos indivíduos.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...