img

Alerta! Conheça os possíveis sintomas de um ataque cardíaco

Dê a devida atenção ao seu corpo e verifique quaisquer sintomas incomuns. Obter atendimento médico imediato pode salvar a sua vida!

Dor intensa no peito pode ser um sinal bem claro de que algo está errado. Contudo,  as doenças cardíacas podem ser fatais, porque muitas pessoas não reconhecem alguns dos primeiros sintomas e não procuram tratamento até que seja tarde demais.

Os sintomas de um ataque cardíaco nem sempre são explícitos, portanto, não ignore nenhum sinal de alerta em potencial, como: falta de ar, azia, dor muscular, soluços dolorosos, dor no pescoço ou na parte superior das costas, dentre outros sintomas. 

É importante prestar atenção a quaisquer sintomas que possam indicar doenças cardíacas. Não os ignore ou espere que eles desapareçam - consulte o seu médico para teste e diagnóstico. Muitas pessoas confundem sintomas de doenças do coração com azia ou dores musculares.

Pessoas com doenças do coração conhecidas ou fatores de risco significativos, como pessoas com mais de 65 anos, forte histórico familiar de doenças cardíacas, obesidade, fumantes, colesterol alto, pressão alta ou diabetes devem prestar atenção redobrada a qualquer possível sintoma.

Os sintomas implícitos mais comuns foram listados e explicados abaixo:

 

Ansiedade

Um sintoma de um ataque cardíaco iminente pode ser ansiedade extrema. Você pode sentir como se estivesse tendo um ataque de pânico e sentir falta de ar, palpitações, dor no peito e tontura. Se você sentir esses sintomas e estiver se perguntando: "estou tendo um ataque cardíaco ou ansiedade?", vá para um pronto-socorro imediatamente.

 

Desconforto no peito

A dor no peito é um sinal típico de um ataque do coração. No entanto, apenas cerca de metade de todas as mulheres que sofrem um ataque cardíaco podem sentir dor no peito. Além disso, a dor no peito pode ser resultado de outras condições não relacionadas ao coração.

Quando o desconforto no peito está relacionado ao coração, geralmente está centralizado sob o esterno, ligeiramente à esquerda do centro. Pode parecer uma pressão extrema no peito ou apenas uma sensação desconfortável de pressão, aperto ou plenitude. As mulheres podem sentir pequenas dores ou até mesmo uma sensação de queimação.

Vale ressaltar que qualquer dor no peito deve ser levada ao conhecimento do seu médico, que o ajudará a diagnosticar a causa.

 

Tosse

Um dos sintomas de insuficiência cardíaca mais comuns, a tosse persistente ou respiração ruidosa, ocorre devido ao acúmulo de líquido nos pulmões. Às vezes, a tosse pode produzir catarro com sangue. Se você tiver uma tosse crônica que só piora ou respiração ofegante que dificulte a respiração e afete sua vida diária, consulte seu médico.

 

Tontura

Ataques cardíacos e anormalidades do ritmo cardíaco chamadas arritmias podem causar tonturas e até desmaios. Muitas condições diferentes podem causar esses tipos de sintomas, portanto, consulte um médico para descobrir se a causa de sua tontura é uma doença do coração.

 

Fadiga

A fadiga é um daqueles sintomas que podem ser atribuídos a muitas condições médicas diferentes. Às vezes, as mulheres, em particular, sentem fadiga incomum durante e nos dias anteriores a um ataque cardíaco. A insuficiência cardíaca pode fazer com que as pessoas se sintam sempre cansadas. Quando você se sente tão cansado a ponto de afetar suas funções diárias, é hora de consultar um médico.

 

Náusea ou falta de apetite

Náusea, indigestão, vômito ou inchaço abdominal podem ocorrer durante um ataque do coração. Às vezes, a má circulação devido a um coração fraco ou artérias bloqueadas pode causar esses sintomas. Isso é comum em mulheres e geralmente piora com a atividade e melhora com o repouso. Se você estiver sentindo náuseas ou falta de apetite que segue esse padrão, consulte seu médico.

 

Dor em outras partes do corpo

Embora a dor no peito seja comum em um ataque cardíaco, a dor também pode ocorrer em outras áreas do corpo. Muitas pessoas têm ataques do coração que começam com uma dor que inicia no peito e se espalha para os ombros, braços, costas, pescoço, mandíbula ou abdômen. 

Os homens podem sentir dor no braço esquerdo durante um ataque cardíaco; as mulheres podem sentir dor em qualquer um dos braços ou entre as omoplatas. A dor pode ir e vir e pode ser leve ou forte. Se você sentir dor semelhante a esta, vá imediatamente a um pronto-socorro.

 

Pulso rápido ou irregular

Um batimento cardíaco ocasional "pulado" pode não ser motivo de preocupação. Mas se você tiver uma frequência cardíaca rápida ou irregular, isso pode ser um sintoma de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou arritmia. Esse pulso rápido ou irregular também pode ser acompanhado por fraqueza, tontura ou falta de ar.

Procure atendimento médico imediatamente - algumas arritmias podem causar derrame, insuficiência cardíaca ou até mesmo uma fatalidade caso não haja intervenção médica imediata.

 

Falta de ar

Durante um ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca, o fluido pode vazar para os pulmões, causando falta de ar. As pessoas podem sentir falta de ar mesmo em repouso. O sintoma pode ser causado por outras condições, como doença pulmonar obstrutiva crônica, mas também pode ser um sinal de ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca.

 

Sudorese

Começar a suar repentinamente sem motivo é, na verdade, um sintoma comum de ataque do coração. Suar abundantemente quando você não está com febre, não está se esforçando fisicamente ou não está em um ambiente muito quente - especialmente se acompanhado de outros sintomas como tontura, falta de ar, náusea ou dor no peito - pode ser um sinal de ataque cardíaco. Fique atento!

 

Inchaço

Quando o coração está enfraquecido, ele bombeia o sangue com menos eficácia, e isso pode levar à retenção de líquidos que resulta em inchaço (edema) das extremidades inferiores e abdômen. A insuficiência cardíaca também pode causar aumento súbito de peso e perda de apetite.

 

Fraqueza

Fraqueza severa e inexplicável pode ser um sinal de um ataque cardíaco iminente. O coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. O sangue é desviado para os órgãos mais críticos, como coração, pulmões e cérebro, e para longe dos músculos.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...