img

7 de abril: Dia Mundial da Saúde

Comemorado anualmente no dia 7 de abril, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948

Com o objetivo de conscientizar a população sobre qualidade de vida e os diferentes fatores que afetam a saúde, o Dia Mundial da Saúde é um momento para que questões importantes a respeito dessa área sejam divulgadas, trabalhadas e discutidas. Além da conscientização da população, a ideia é incentivar a criação de políticas públicas relacionadas ao bem-estar mundial.

O dia escolhido coincide com a data de fundação da OMS, também no dia 7 de abril. Foi comemorado pela primeira vez em 1950. Um diferente tema é adotado a cada ano, que refletem alguns dos principais problemas referentes à saúde que afetam a população de todo o mundo.

A campanha de 2022 é “Nosso planeta, nossa saúde”, focando em como as questões ambientais influenciam diretamente no bem-estar das pessoas e o que podemos fazer para o futuro ser mais saudável e ecológico. Seguindo a temática da campanha, cada país realiza diferentes ações durante essa data a fim de ensinar a população a se cuidar e a se informar sobre seus direitos.

Esse ano, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) realizará uma comemoração virtual, pela plataforma Zoom, online e gratuita, onde serão apresentados e discutidos diversos assuntos dentro do tema, com especialistas de cada área. As inscrições para participar podem ser feitas aqui.

 

O que é saúde?

Muitas pessoas podem se considerar saudáveis por não estarem com nenhuma doença aparente, mas a falta de enfermidades não significa presença de saúde. Isso requer uma análise específica de um conjunto de fatores, como qualidade de vida e aspectos físicos, mentais e sociais, que não são fáceis de serem alcançados. Sendo assim, a saúde deve ser vista como uma forma total de bem-estar, indo além do tratamento e da prevenção de doenças.

 

Queremos desejar saúde para todos! Este é o nosso propósito.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...