img

Mito ou verdade: as dietas ricas em sal causam ganho de peso?

Apesar de ser um condimento muito presente na casa dos brasileiros, o sal divide opiniões há muitos anos

As dietas ricas em sal costumam normalmente estar associadas a problemas de saúde, principalmente quando as doenças em questão são hipertensão e/ou derrame. Além disso, ocasionalmente as pessoas também associam as refeições ricas em sal com ganho de peso. Mas será mesmo que o sal, incorporado em uma dieta saudável, realmente é um dos culpados do ganho de gordura corporal? Entenda abaixo a ligação entre esse condimento e o ganho de peso.

 

Pessoas com dietas ricas em sal costumam pesar mais

Pesquisas sugerem que pessoas com uma dieta rica em sal geralmente pesam mais, além de ter um Índice de Massa Corporal (IMC) mais alto, maiores medidas de cintura e maior proporção cintura-altura do que os que comem menos sal. Portanto, seria fácil de presumir que dietas com muito sal influenciam no ganho de peso. No entanto, pode haver algumas explicações alternativas que expliquem esse fenômeno.

 

Alimentos salgados, fome e apetite

Estudos demonstram que as pessoas que consomem bastante sal em sua alimentação, também comem maiores quantidades de alimentos e mais calorias por dia. Dietas ricas em bebidas adoçadas com açúcar e alimentos ultraprocessados tendem a conter mais sal, pois saciam sua fome com menos eficácia. Como resultado, isso pode fazer com que você coma mais calorias do que o seu corpo realmente necessita, sem perceber.

Nesse caso, a quantidade de sal na dieta de uma pessoa pode ser vista como um indicador da qualidade da dieta. Por conta disso, uma dieta de baixa qualidade e com a presença de muitos alimentos ultraprocessados é a causa mais provável do ganho de peso.

 

O sal pode aumentar o peso da água

O sal é um tempero rico em sódio, um nutriente essencial de que todos precisamos, embora em quantidades bem menores do que a maioria das pessoas consomem atualmente. Nosso corpo é projetado para controlar rigidamente sua concentração de sódio e comer alimentos muito salgados faz com que essa concentração aumente. 

A fim de neutralizar isso, a resposta natural do nosso organismo é aumentar a sede e, ao mesmo tempo, reduzir a produção de urina. Em seguida, é retido o máximo de água possível para diluir sua concentração de sódio de volta ao nível adequado. Estudos afirmam que a retenção de água pode causar uma diferença de até 1kg na balança.

Portanto, com calorias igualadas, as dietas mais salgadas não parecem fazer com que você ganhe mais gordura corporal do que as dietas com menos sal. O peso extra na balança pode ser puramente o peso da água.

 

O sal não aumenta diretamente a sua gordura corporal

Alguns estudos feitos com ratos em laboratórios sugerem que o sal pode sim fazer com que você ganhe gordura corporal, independentemente do número de calorias ingeridas. As pesquisas afirmam que uma dieta rica em sal pode tornar o corpo resistente à leptina, um hormônio responsável por prevenir a fome e ajudá-lo a se sentir satisfeito. A suposição é que os animais resistentes à leptina comeriam mais e, dessa forma, ganhariam peso. Contudo, essa teoria ainda não foi testada em humanos, apesar de alguns pesquisadores sugerirem que funcione da mesma forma. 

Vale ressaltar que esses estudos que afirmam que o sal pode causar ganho de peso, independentemente do consumo de calorias e em uma dieta balanceada, se baseiam em registros dietéticos auto-relatados, notórios por sua imprecisão, para estimar o que as pessoas comiam.

Quando os pesquisadores controlaram o número de calorias ingeridas pelos participantes das pesquisas, fornecendo-lhes todas as refeições, foram vistos resultados diferentes. Os que ingeriram uma dieta com baixo teor de sal perderam mais peso em água do que aqueles que consumiram grandes quantidades de sal. Porém, não notaram diferença nas mudanças de gordura corporal entre os participantes na dieta com baixo ou alto teor de sal.

Logo, como falamos acima, o sal pode fazer com que você retenha água, mas é bem improvável que o condimento seja o responsável pelo ganho de gordura corporal. Se você gostaria de perder peso, foque em mudanças sustentáveis que podem ser feitas em sua dieta, que reduzirão naturalmente sua ingestão de calorias e, assim, auxiliam na perda de peso.

 

Olha essa dica!

Em grande parte dos casos, a maior parte do sal que ingerimos em nossas dietas vem de alimentos embalados. Portanto, se você deseja reduzir a quantidade de sal que ingere, é essencial ler os rótulos dos alimentos que consome e tentar substituir os alimentos processados por alimentos mais naturais. Isso é mais eficaz do que evitar o saleiro na hora das refeições.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...