img

Dia dos Pais: você conhece a origem dessa data tão especial?

Saiba mais sobre esse dia e confira ideias de presentes incríveis para seu pai!

Celebrado mundialmente, o Dia dos Pais tem o intuito de homenagear todos os pais - sejam biológicos, adotivos, padrastos, emprestados ou qualquer pessoa que represente a figura paterna na vida do indivíduo - e fortalecer esses laços familiares.

No Brasil, esse dia é festejado sempre no segundo domingo do mês de agosto. Contudo, por se tratar de uma data móvel, dependendo do país, o dia escolhido para a comemoração pode ser diferente.

 

Origem do Dia dos Pais

De acordo com uma tradição antiga, essa data comemorativa teve origem na Babilônia, há mais de quatro mil anos. Reza a lenda que um jovem chamado Elmesu, filho de Nabucodonosor, um rei famoso da Antiguidade, esculpiu uma mensagem em um "cartão" de argila desejando-lhe saúde, felicidade e vida longa.

Entretanto, a criação do Dia dos Pais como a conhecemos atualmente surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando a filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, teve a ideia de homenagear seu pai e agradecer pela dedicação aos filhos após o falecimento de sua esposa no nascimento de seu sexto filho. 

Sonora Louise Smart Dood via o pai como um herói e, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, para que a data entrasse no calendário oficial. Desse modo, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

A comemoração foi se difundindo por todo o estado e, em seguida, por todas as regiões dos Estados Unidos. A data foi oficializada em território norte americano pelo presidente Richard Nixon em 1966 e se tornou feriado nacional em 1972. Desde então, o Dia dos Pais, ou Father's Day, é celebrado no país no terceiro domingo do mês de junho. Alguns países também festejam nesta data, como Inglaterra, Canadá, França, Argentina, Peru, Chile, Índia, etc. Outros países têm as próprias datas para essa celebração, podendo ir de fevereiro até novembro.

Já no Brasil, segundo registros históricos, em 1953, o publicitário e jornalista Sylvio Bhering propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no país, na tentativa de transformar o dia em uma data comercial e atrair comerciantes a publicarem no jornal "O Globo", onde trabalhava. 

A data se tornou rapidamente popular e, inicialmente, Sylvio havia escolhido o dia 16 de agosto para comemorar, pois era o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo. Após isso, a data foi modificada para o segundo domingo do mês de agosto, pois final de semana é mais propício para reunir as famílias, permanecendo assim até os dias atuais.

 

Ideias de Presentes para os Pais

Ainda não comprou o seu presente de Dia dos Pais? Calma que o Saúde está aqui para lhe ajudar! Separamos abaixo uma pequena lista com algumas ideias de presentes incríveis para seu pai:

  • Para os pais que amam de futebol: algum produto do seu time favorito, como camiseta, short, meias, copo, caneca ou ingresso para um jogo;
  • Para os pais que curtem beber: um engradado da sua cerveja favorita, um vinho que ele goste, taça personalizada, abridor;
  • Para os pais vaidosos e ligados em moda: cinto, relógio, gravata, perfume, acessório;
  • Para os pais que curtem passear: bilhetes de cinema, um almoço ou jantar no restaurante favorito dele, um show de uma banda que ele goste, um passeio de barco.

As opções são inúmeras e essa data é o momento perfeito para fazer uma surpresa especial a quem você tanto ama! Contudo, lembre-se que o mais importante é vocês estarem juntos e se divertirem!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...