img

A saúde começa pela boca: você mantém uma boa higiene bucal?

A Dra. Kátia Blume fala sobre hábitos que prejudicam os dentes e dá dicas de como melhorá-los

A saúde bucal é tão importante quanto a saúde física. A cavidade bucal é a porta de entrada para bactérias e vírus. Sendo assim, a saúde começa pela boca. Uma boa higiene bucal ajuda a prevenir e evitar o aparecimento e o agravamento de diversos problemas, como infecções crônicas, inflamações e doenças em todo o corpo, já que os microrganismos podem ser transportados através da corrente sanguínea.

Em entrevista exclusiva, a Dra. Kátia Blume, cirurgiã dentista especialista em odontologia estética, explica como alguns hábitos diários comuns podem prejudicar a saúde bucal e dá dicas para melhorá-los, além de abordar os motivos para que essa negligência aconteça. Ela também fala sobre a frequência correta de idas ao dentista e qual a rotina bucal ideal para sempre ter dentes saudáveis e bonitos. Confira:

 

Quais hábitos do dia a dia que as pessoas costumam manter que mais prejudicam os dentes?

Dra. Kátia: Algumas pessoas têm hábitos parafuncionais, como roer unhas, abrir embalagens com os dentes - e isso é muito prejudicial aos seus dentes. Podem causar trincas, fraturas, sem contar o número de bactérias que estes hábitos podem levar para a sua boca. Outros hábitos como usar escovas de cerdas duras e não se preocupar com gengivas que sangram também são muito prejudiciais à nossa saúde.

 

E como melhorá-los?

Dra. Kátia: A remoção dos hábitos parafuncionais pode parecer muito difícil, mas é preciso força de vontade e conhecer os efeitos que roer unha, por exemplo, pode causar ao nosso organismo. As escovas de cerdas duras precisam ser trocadas por escovas macias e muita atenção para qualquer tipo de sangramento das suas gengivas. Sempre que sangra é sinal que você precisa usar mais fio dental e procurar um dentista para avaliar se necessita de um tratamento mais profundo das gengivas.

 

Qual a frequência ideal para as visitas ao dentista? A frequência varia conforme a idade da pessoa?

Dra. Kátia: A frequência média é a cada 6 meses, mas pode variar de acordo com as necessidades. Algumas pessoas que nunca tiveram cárie e possuem hábitos saudáveis podem visitar o dentista 1 vez ao ano. Já aqueles que não possuem bons hábitos podem precisar a cada 4 meses ou até menos.

 

A saúde bucal é tão importante quanto a saúde física, mas muitas pessoas a colocam em segundo plano. Por que você acha que isso acontece?

Dra. Kátia: Algumas pessoas negligenciam a saúde bucal por não conhecerem a sua importância. A nossa saúde começa pela boca, ela é a porta de entrada para bactérias e vírus. A disseminação desses microrganismos pode atingir outras áreas do corpo pela corrente sanguínea.

 

Como você acha que esse quadro poderia mudar?

Dra. Kátia: O Brasil é um país com uma das melhores odontologias do mundo, mas, ao mesmo tempo, é um dos que mais sofre com problemas de saúde bucal. Isso desperta em nós, dentistas, uma vontade de transformar essa realidade. E é levando informação e comprometimento profissional que poderemos mudar este quadro.

 

Por fim, o sorriso é grande parte da autoestima de muitas pessoas. Qual a rotina dental ideal para manter sempre um sorriso bonito e saudável?

Dra. Kátia: Nosso sorriso é o nosso cartão de visitas, quando podemos sorrir sem medo todos os aspectos da nossa vida melhoram. Relacionamento, vida profissional e pessoal melhoram muito quando podemos sorrir. Hábitos como alimentação saudável, escovação diária, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista são suficientes para atingirmos um grau de estética e saúde desejáveis.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...