img

Juliana e Larissa: "Ser atleta é nunca desistir na primeira derrota." (Entrevista 2008)

Veja na íntegra a entrevista com as bicampeãs mundiais de vôlei de praia, Juliana e Larissa

Larissa França e Juliana Felisberta da Silva são bicampeãs mundiais brasileiras de vôlei de praia. Originárias respectivamente de Belém, no Pará e Fortaleza, no Ceará, desde que iniciaram a carreira, em 2004, Larissa e Juliana conquistaram 501 vitórias. Patrocinadas pela Supergasbras, é a única dupla de vôlei de praia do Brasil que conta com um Centro de Treinamento próprio. Nessa entrevista, elas falam com o saude.com.br sobre suas trajetórias, a rotina diária de um atleta e como fazem para sempre manter a saúde.

 

Com que idades vocês começaram a jogar? Quando decidiram se dedicar ao esporte como carreira?

Juliana: Comecei a jogar vôlei de quadra em Natal na escola e, em 2001, fui para o projeto de vôlei de praia da CBV, em Fortaleza.

Larissa: Pratico esportes desde pequena. Optei por vôlei quando resolvi entrar para o projeto da CBV para tentar seguir a carreira.

 

Quais as dificuldades que vocês encontraram inicialmente?

Juliana: O atleta enfrenta muitas dificuldades, por exemplo, para disputar competições internacionais. Eu e Larissa, felizmente, contamos com o apoio irrestrito do nosso patrocinador, que é a Supergasbras, que nos ajudou muito e nos levou a trabalhar duro para conquistar dois títulos consecutivos do Circuito Mundial e do Circuito Banco do Brasil.

Larissa: É exatamente isso que Juliana falou. Além da força de vontade, um atleta precisa de apoio para disputar as competições e ser campeão.

 

A questão do patrocínio é muito importante para os esportistas. Foi difícil conseguir essa ajuda?

Juliana: O apoio do patrocinador é fundamental para um atleta. Tivemos muita sorte de ter a Supergasbras ao nosso lado. A empresa está conosco desde 2004, quando formamos efetivamente a nossa dupla, e já investiu no vôlei de quadra na década de 80, conquistando muitos títulos. Nós não tínhamos conquistado nada em nossas carreiras e a Super apostou em nós.

Larissa: Temos muito a agradecer por todo apoio que recebemos do nosso patrocinador. A Supergasbras tem sido muito importante nessa nossa corrida às Olimpíadas de Pequim.

 

Vocês acreditam que as empresas brasileiras incentivam suficientemente o esporte nacional?

Juliana: Acredito que as empresas deveriam investir muito mais no esporte. O Brasil é um celeiro de desportistas e muitas modalidades precisam de apoio.

Larissa: Concordo com Juliana e também acho que o investimento no esporte poderia ser muito maior por parte das empresas.

 

Na opinião de vocês, hoje o brasileiro está mais interessado nos demais esportes, como o vôlei de praia, ou ainda somos o país do futebol apenas?

Juliana: Hoje em dia, o vôlei pode ser apontado como o segundo esporte do Brasil. O futebol realmente atrai a atenção dos brasileiros, mas tanto o vôlei de praia quanto o vôlei de quadra estão atraindo cada vez mais adeptos. Principalmente pelos bons resultados que os esportes estão alcançando.

Larissa: Acho que o brasileiro, hoje em dia, também acompanha outros esportes. Tivemos uma boa prova disso nos Jogos Pan-Americanos, no ano passado, no Rio. Contamos com um grande apoio dos torcedores brasileiros, que lotaram a arena e nos deram muita força para conquistar a medalha de ouro.

 

Qual a rotina diária de uma atleta?

Juliana: No período de pré-temporada, treinamos em dois períodos no nosso centro de treinamento particular. Optamos por construir o nosso próprio cantinho para trabalhar forte e com muita concentração. Após o treino da tarde, ainda fazemos massagem e fisioterapia três vezes por semana. Durante o período de competições, nosso técnico Reis Castro faz um planejamento de trabalho voltado para os poucos dias de treinos que temos.

Larissa: Temos uma rotina muito puxada e posso dizer até que respiramos vôlei de praia quase durante as 24 horas por dia. Nossos treinos são em dois períodos, de manhã e à tarde, em Fortaleza, quando não estamos competindo.

 

Vocês seguem uma dieta rigorosa? Como é a questão da alimentação no dia-a-dia? E no período de competição?

Juliana: Na nossa comissão técnica, temos uma nutricionista e sabemos da importância da alimentação. Seguimos um cardápio no período de treinos em Fortaleza e outro quando estamos em período de competições.

Larissa: Eu e Juliana temos organismos diferentes e, por isso, cada uma segue um cardápio feito por nossa nutricionista. Nossa dieta não é muito rigorosa. Pelo contrário. Como gastamos muita energia, temos que nos alimentar muito bem e com qualidade.

 

Como estão se preparando para as Olimpíadas de Pequim, que ocorrerão este ano?

Juliana: Ainda não estamos com a vaga garantida para as Olimpíadas de Pequim. Teremos uma estrada pela frente este ano. O mais importante é continuar mantendo uma boa regularidade nas etapas do Circuito Mundial que estão por vir.

Larissa: Eu e Juliana costumamos nos concentrar no presente. Não estamos garantidas nas Olimpíadas de Pequim ainda e, por isso, teremos que continuar buscando bons resultados no Circuito Mundial a partir do mês que vem.

 

Que cuidados vocês tomam para proteger a pele e o cabelo, uma vez que estão constantemente expostas ao sol e chuva, frio e calor?

Juliana: Eu e Larissa usamos protetor solar no corpo e, às vezes, um creme protetor para os cabelos. Gosto também de usar boné. Já Larissa não se sente muito à vontade para jogar assim.

Larissa: Usamos protetor solar e eu tenho que usar protetor labial também.

 

Quando não estão nas quadras, o que fazem para se divertir?

Juliana: Eu gosto de ir para a praia e ficar em casa com os meus amigos. Também gosto de ver filmes em casa.

Larissa: Gosto de curtir a minha família mesmo. Durante o ano, temos que viajar muito e já abrimos mão de ficar ao lado de nossos familiares. Quando tenho um tempinho, procuro me dedicar a eles.

 

Que dica vocês dariam para aqueles que querem segui-las como jogadores de vôlei, e atletas em geral?

Juliana: Ser atleta é nunca desistir na primeira derrota, treinar muito, cuidar da alimentação e saber que terá que abrir mão de muitas coisas. A disciplina é muito importante. O comprometimento também.

Larissa: O esporte ensina a ter disciplina, força de vontade para superar obstáculos e também ensina a saber perder. A dedicação é fundamental, assim como um bom treinador. É importante saber que não adianta exagerar nos exercícios e nem se descuidar da alimentação.

 

Quais os planos que vocês têm para o futuro profissional e pessoal?

Juliana: Graças a Deus, eu e Larissa estamos nos superando e atingindo nossos objetivos nos últimos anos. Isso tem sido uma grande motivação para nós. Nosso principal objetivo agora é garantir a vaga para as Olimpíadas de Pequim.

Larissa: O que queremos realmente agora é seguir na luta por uma das duas vagas do Brasil para as Olimpíadas. Temos uma boa vantagem em relação às outras duplas, mas ainda não estamos oficialmente confirmadas e ainda teremos muita estrada pela frente até julho, que é a data-limite para a classificação.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...