img

O melhor amigo do homem: Brasil já conta com mais cachorros do que crianças nas casas

O psicólogo Alexandre Bez fala sobre esse fenômeno inter-relacional referente a cães e humanos

Na atualidade, houve um aumento significativo de casas, cujos habitantes caninos são membros integrantes da família. Em alguns casos, os cachorros são a própria família. Esse fenômeno inter-relacional, referente a cães e humanos, é totalmente natural e se deu porque o homem já perdera a sua naturalidade há tempos!

 

Essa naturalidade deve compor elementos comportamentais positivos, porém intrínsecos aos cães. "É válido mencionar que o efeito comportamental-existencial, que os cachorros produzem nas pessoas, é exclusivamente pertencente à raça canina, não sendo obtido por nenhuma outra espécie do reino animal", afirma Alexandre Bez.

 

Para o psicólogo e escritor, os cachorros ocupam cada vez mais lares brasileiros. "Por ser um relacionamento autêntico e por compor, como membro familiar, muitas casas onde não podem ter, não tem ou não querem filhos, os cães ocupam essa titularidade familiar, preenchendo em número crescente as residências com a sua presença".

 

A ligação cães/seres humanos é fundamentalmente mágica, cósmica e especial. O animal possui, em sua ascendência, a remanescência genética dos lobos, animais que já nos acompanhavam no passado. Cães são ligados emocionalmente aos homens, exacerbando naturalmente um companheirismo e fidelidade anotada na proporção de 100%.

 

O espaço territorial dividido entre homens e cães é altamente saudável, justamente pela autenticidade da união relacional, sendo os membros mais novos da família moderna do século XXI. Podemos identificar os cachorros como grandes e verdadeiros 'companheiros sociais', existencialmente adaptados para enfrentar e proteger o homem de qualquer situação que exija uma atenção maior.

 

Os cães são extraordinariamente afetuosos e atenciosos, possuindo uma inteligência superdotada. Essa inteligência é responsável pelos cães serem demasiadamente perceptíveis e intencionais, que os faz compreender e saber quando o seu dono não está bem. Esses momentos, adicionados naturalmente com carinho e afeto, podem servir para atenuar o nosso desconforto emocional.

 

"Os animais, devido a sua inteligência sensorial, conseguem ler a nossa aura, sabendo quem está mal-intencionada ou não. Nos protegem do perigo, tendo um comportamento antagônico ao ser humano de personalidade periculosa. Os cães mantêm a nossa alma aquecida, melhorando o nosso trato psicológico-emocional. Não são céticos, nem fanáticos, muito menos invejosos. Amam o dono verdadeiramente, sendo mesmo criaturas divinas celestiais", declarou o psicólogo.

 

Fisiologicamente, de acordo com a AHA (Associação Americana de Cardiologia), pelo bem que os cachorros fazem à nossa alma, eles nos protegem de patologias cardiovasculares. A única intenção dos cães é fazer o homem feliz, que se associa com o único e verdadeiro princípio existencial do homem: ser feliz.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...