img

Estética e saúde: bronzeamento artificial está proibido no Brasil desde 2009

Um alerta da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra os perigos e danos do bronzeamento artificial a saúde

A Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte e alerta sobre o bronzeamento artificial: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o bronzeamento em câmaras artificiais no Brasil para fins estéticos desde 2009, e que elas são um perigo real para a saúde da pele.

A proibição do uso do equipamento ocorreu baseada em diversos estudos científicos que comprovam os efeitos deletérios do uso dessas câmaras e do aumento do risco de câncer da pele, o mais comum no Brasil, incluindo o melanoma, que é o tipo de câncer mais raro, mas com maior risco de disseminação para outros órgãos (metástase) e morte.

Estudos retrospectivos e mais recentes, como um estudo norueguês prospectivo, mostram o aumento do risco do câncer da pele com o uso de câmaras de bronzeamento. Quanto mais precoce o início do uso e maior o número de sessões, maior o risco.

"Apesar dos estudos, infelizmente inúmeras clínicas ainda funcionam ilegalmente no Brasil e legalmente em outros países", afirma a Dra. Jade Cury, coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Como ressaltado no mês de combate ao câncer da pele - Dezembro Laranja -, esse tipo de câncer é o mais frequente no país e, no caso do melanoma, pode levar a metástase e morte relacionada, independentemente da idade.

"A SBD salienta que não existe melhor forma para realizar o bronzeamento artificial. É um procedimento proibido por lei e que envolve situação de risco à saúde", ressalta o Dr. Sergio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...