img

Bioimpedância: a arma da nutrição

Conheça mais sobre a técnica que valoriza a individualidade de cada corpo e pode auxiliar no emagrecimento

Quando subimos na balança, estamos pesando músculos, ossos, pele, órgãos, água, fluídos e gordura. Assim, nem sempre quando os números da balança baixam significa que perdemos, de fato, gordura corporal. Para quem busca o emagrecimento, além da reeducação alimentar, a grande tendência é adotar o método europeu da bioimpedância, considerado, pela comunidade científica, como de alta precisão para avaliar a composição corporal de cada indivíduo.

O exame de bioimpedância, que normalmente é realizado em consultórios de nutricionistas, permite uma avaliação completa dos níveis de gordura, que estão debaixo da pele e entre os órgãos, da massa magra e da quantidade de água no corpo. Isso é possível através de dois pares de eletrodos adesivos, que são colocados na mão e no pé do paciente, que permitem que uma corrente elétrica de baixíssima intensidade e imperceptível passe pelo corpo. O procedimento é totalmente indolor e leva no máximo dez minutos.

A proposta é, a partir dos valores analisados, preparar um plano alimentar personalizado e adaptado a cada pessoa, de acordo com a composição corporal de cada um. "Durante essa primeira avaliação, vale ressaltar que é importante haver um trabalho conjunto com profissionais de diferentes áreas, para que os especialistas analisem também outros fatores, como propensão à depressão e ansiedade, tendência a doenças cardíacas, diabetes, disposição à flacidez e estrias... Pessoas muito acima do peso, por exemplo, tendem a ficar muito flácidas com o emagrecimento e com excesso de pele. O intuito é cuidar e prevenir ao longo do tratamento para evitar que isso ocorra", explica a nutricionista Raquel Maranhão.

Os números da bioimpedância, assim como altura, peso, idade, sexo e nível de atividade física diária são as variáveis de entrada para o cálculo da composição corporal, taxa metabólica basal e estimativa de gasto diário de energia do indivíduo. Feito isto, a partir dos dados da bioimpedância e resultados dos exames médicos, a nutricionista fará uma dieta personalizada, baseada em alimentos saudáveis e funcionais, específica para as necessidades fisiológicas daquela pessoa. O plano alimentar é elaborado de acordo com as preferências, horários e hábitos do paciente, totalmente adaptado ao cotidiano dele. A ideia desta técnica é valorizar e respeitar a individualidade orgânica, o bem-estar e o estilo de vida de cada um.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...