img

08/09: Dia Mundial da Fisioterapia

A profissão vai muito além da fisioterapia ortopédica

O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado no dia 8 de setembro em todo o mundo. Os fisioterapeutas são os profissionais responsáveis por estudar o movimento humano, desde a sua reabilitação, fortalecimento e até prevenção. 

A data visa promover a união e a solidariedade entre a comunidade global de Fisioterapia, alinhando os valores profissionais, mas sem deixar de lado as especificidades locais na luta pela profissão. 

Foi criada como um dia de sensibilização para a contribuição e participação do fisioterapeuta para a saúde e autonomia do ser humano. Entretanto, não se deve confundir essa data da comemoração mundial com o Dia do Fisioterapeuta, que é celebrado no Brasil em 13 de outubro, desde 2015.

Além disso, o Dia Mundial da Fisioterapia é também uma homenagem a todos os fisioterapeutas do mundo, que ajudam diariamente seus pacientes na superação de problemas musculares e esqueléticos e na recuperação de doenças. Sendo assim, é muito importante a divulgação e o reconhecimento dessa solene profissão.

 

Origem do dia

A data foi instituída em 1996 pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation for Physical Therapy), que integra mais de 350 mil fisioterapeutas no mundo. O dia foi escolhido em homenagem à sua fundação, há mais de 70 anos, em 1951. 

Hoje conhecida apenas como World Physiotherapy, a instituição é uma organização global que tem como objetivo principal promover a profissão de fisioterapia e contribuir para a melhora da saúde e da qualidade de vida mundial.

 

A atuação do fisioterapeuta

A imagem da atuação do fisioterapeuta é, geralmente, associada apenas ao trabalho na reabilitação após lesões e cirurgias. Contudo, a profissão é bastante abrangente e vai muito além da fisioterapia ortopédica, que é a mais conhecida.

O campo da fisioterapia oferece uma diversidade de segmentos de atuação profissional. Os mais populares são: aquática, dermato funcional, esportiva, fisioterapia do trabalho, neurofuncional, respiratória, gerontológica, entre outros. Muitos deles permitem até a especialização através de cursos de pós-graduação.

 

A profissão no Brasil

Para trabalhar como fisioterapeuta de forma regulamentada no Brasil, é preciso tirar o registro profissional, se dirigindo ao conselho de sua região para apresentar o diploma de graduação em bacharelado em Fisioterapia ou Terapia Ocupacional, em algum curso e universidade reconhecidos pelo Ministério da Educação.

O órgão brasileiro responsável pela fiscalização e normatização profissional é o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e suas divisões regionais (CREFITO). Desse modo, a entidade busca defender os interesses da profissão, para prestarem à sociedade os seus serviços de modo resolutivo e com excelência.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...