img

Você sabe o que deve jogar fora para ter uma saúde melhor?

Alguns itens do nosso dia a dia possuem a data de validade menor do que imaginamos. Confira a seguir uma lista com 11 itens que você deve descartar

Recipientes de plástico velhos

Revise sua coleção de recipientes de armazenamento de alimentos e jogue fora qualquer coisa feita de plástico rígido, transparente e carimbado com um “7” ou "pc", que significa policarbonato. Estes são os tipos de recipientes que podem conter Bisfenol A, ou BPA, um composto químico associado ao desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, infertilidade e até alguns tipos de câncer. 

Além disso, também descarte recipientes empenados ou rachados. Embora os fabricantes tenham retirado o BPA de muitos dos recipientes de policarbonato mais novos, os antigos provavelmente ainda o possuem. 

Uma outra dica é evitar o aquecimento de qualquer tipo de plástico no microondas, devido a preocupações com o vazamento de produtos químicos. O vidro, em geral, é mais seguro.

 

Desodorizadores

Ainda que algumas empresas tenham anunciado recentemente que estão eliminando gradualmente os ftalatos, compostos químicos que são utilizados ​​para ajudar a fragrância a durar mais, muitos purificadores de ar (sólidos, sprays e plugins) ainda contêm esse tipo de substância que, em grandes doses, pode ter efeitos nocivos para a saúde.

Esses produtos são simplesmente perfumes químicos colocados no ar. É muito mais saudável você cuidar da causa raiz de um cheiro do que mascará-lo com produtos químicos.

 

Sabonetes antibacteriano

Além do sabonete antibacteriano não ser mais eficaz para matar bactérias do que o comum, ele pode não ser 100% seguro, de acordo com a FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

O triclosan, ingrediente ativo em produtos de limpeza antibacterianos, demonstrou alterar a regulação hormonal em animais. Ademais, existe também a preocupação de que o produto químico possa contribuir para a resistência aos antibióticos.

 

Escova de dentes desgastada

Se você está escovando os dentes de manhã e à noite como deveria, então as cerdas de sua escova de dentes provavelmente estão ficando desgastadas mais rápido do que você imagina. 

As cerdas começam a se desgastar após cerca de dois meses de uso. Então, a recomendação de especialistas é trocar as escovas a cada três meses. Escovas gastas são menos eficazes na limpeza dos dentes e no combate à cárie.

 

Sobras de alimentos

Quando se trata de alimentos altamente perecíveis que contêm ingredientes de origem animal, a regra geral é comer, jogar fora ou congelar. Após três dias, os alimentos podem fazer mal à saúde, causando principalmente listeriose humana.

 

Estojo de lentes de contato sujo

Usar um estojo de lentes sujo é um dos principais fatores de risco para contrair infecções oculares. A recomendação dos especialistas é substituir o estojo de lentes pelo menos a cada três meses, bem como limpar, secar ao ar com a face para baixo e usar solução fresca diariamente. 

Ao não trocar o estojo antigo por um novo, a pessoa está se colocando em risco de contrair uma infecção ocular potencialmente grave, como uma úlcera de córnea que, mesmo quando curada, pode resultar em uma cicatriz que poderá afetar a visão.

 

Protetor solar antigo

Quando o assunto é protetor solar, a data de validade realmente importa. Os compostos químicos que bloqueiam o sol se decompõem com o tempo, então não importa o quanto você aplique, um protetor solar antigo não protegerá sua pele do envelhecimento ou do risco de câncer de pele.

 

Brilho labial antigo

Qualquer coisa que seja usada ao redor da boca coleta muitas bactérias rapidamente, e quanto mais tempo a bactéria fica em um tubo úmido, mais ela cresce. Isso aumenta a chance de infecção, caso a bactéria entre em um corte ou rachadura na pele delicada dos lábios.

Sendo assim, os especialistas recomendam que você jogue fora o gloss ou outra maquiagem labial no máximo seis meses após abri-lo e começar a usá-lo, ou até a data de validade, o que ocorrer primeiro.

 

Sutiã velho

Quando foi a última vez que você foi comprar sutiã? O elástico dos sutiãs pode ficar esticado com o tempo (a máquina de lavar acelera esse processo), o que significa menos apoio e sustentação oferecida pela peça de roupa.

Substituir um sutiã sempre que ele não oferecer mais conforto e suporte ajudará a reduzir a dor nas costas, principalmente em mulheres com seios grandes, e pode retardar o processo natural de envelhecimento do tecido mamário.

 

Tábuas de corte de plástico

Cortar alimentos em tábuas de corte de plástico faz marcas na superfície - aquelas linhas que você começa a ver depois das primeiras vezes de uso. Uma vez que as bactérias entram nesses pequenos sulcos e começam a crescer, pode ser muito difícil se livrar delas.

Recomenda-se mudar para tábuas de corte de madeira, pois a madeira contém resinas que são naturalmente antimicrobianas. Quando você corta uma tábua de madeira e as bactérias se infiltram, elas morrem ao invés de prosperar.

 

Esponja de cozinha

Estudos mostram que a esponja de cozinha é o objeto com mais germes no lar. Enquanto alguns especialistas recomendam colocá-las no microondas diariamente para eliminar as bactérias, é muito mais seguro descartá-las regularmente.

A esponja utilizada para limpar sucos de carne, por exemplo, pode conter micróbios nocivos, como a salmonella, que crescem rapidamente e nem mesmo a lava-louças os mata.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...