img

Você sabe o que deve fazer depois do sexo?

Veja as dicas de especialistas, para homens e mulheres, do que fazer após as relações

Lavar-se

Você não precisa pular da cama e entrar no chuveiro imediatamente. Mas limpar-se com bastante cuidado após o sexo pode proteger homens e mulheres de infecções, como do trato urinário. Lave a área ao redor (e não dentro!) de seus órgãos genitais com água morna. Você também pode experimentar sabonetes suaves e neutros, que não alteram o pH da pele. Contudo, se você tiver pele sensível ou já tiver uma infecção, evite-os, pois eles podem ressecar ou irritar a área. Homens com prepúcio devem puxá-lo suavemente para trás e lavar por baixo.

Algumas mulheres sentem que precisam limpar dentro de sua vagina após as relações sexuais com água ou fluidos pré-embalados. Mas a ducha pode causar mais infecções, porque perturba o equilíbrio natural das bactérias que protegem sua vagina. A melhor maneira de cuidar de sua região íntima após o sexo é deixá-la em paz - ela se limpa naturalmente. Além disso, lembre-se de que um cheiro suave é normal e pode não ser um sinal de problema. 

 

Mantenha a limpeza simples

Além das duchas, as farmácias oferecem muitos lenços, cremes e sprays que afirmam ajudá-la a “refrescar” suas áreas pessoais. Alguns deles são feitos com sabonetes, detergentes, xampus, perfumes ou loções ásperas que podem causar erupções na pele. Basta seguir um enxágue suave com água morna após o sexo. Evite também absorventes internos e externos perfumados, pós e sprays, especialmente se você tiver tendência a contrair infecções.  

 

Faça xixi

Durante as relações sexuais, as bactérias podem entrar na uretra - o tubo que transporta a urina para fora do corpo - o que pode aumentar suas chances de infecção. Quando você faz xixi, esses germes são expelidos. Portanto, aproveite alguns momentos de carinho com seu parceiro e depois vá ao banheiro. Se for mulher, ao se limpar, faça-o de frente para trás para impedir a propagação de bactérias.

Como faz bem urinar após o sexo, também não se esqueça de beber água. Quando você se mantém hidratado, acaba fazendo mais xixi, o que significa que mais bactérias vão sair do seu corpo antes que as infecções surjam.

 

Use roupas mais largas

Locais quentes e suados são perfeitos para o desenvolvimento de bactérias e fungos. Sendo assim, use roupas corporais e íntimas que deixem o ar entrar e circular. As mulheres devem evitar meias-calças, cintas e calcinhas muito justas. Uma boa opção são as cuecas de algodão - funcionam bem para homens e mulheres - pois são respiráveis ​​e absorvem a umidade. 

 

Limpe sempre as mãos

Manter as mãos limpas é a melhor maneira de se livrar das bactérias que você pode pegar tocando em seus órgãos genitais ou nos de seu parceiro. Essa é a chave para impedir a propagação de infecções. Lave com água e sabão e inclua isso em sua rotina de limpeza pós-sexo.

 

Fique atento às infecções

Os parceiros podem repassá-las durante o sexo, e tanto as mulheres quanto os homens contraem infecções por fungos. Dessa forma, se você notar os sintomas - coceira, queimação ou secreção espessa e branca da vagina ou do pênis - converse com o seu médico e trate-a antes de ter relações sexuais novamente.

Se você é sexualmente ativo, especialmente se já esteve com um novo parceiro, é importante fazer o teste de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Na maioria das vezes, essas infecções não apresentam sintomas, portanto, o teste é a única maneira de saber com certeza se você possui uma dessas doenças. Você também pode observar sintomas, como corrimento, dor, bolhas, feridas, manchas ou caroços ao redor dos órgãos genitais. 

 

Grávidas tem que ter muito cuidado

O sexo geralmente é seguro durante a gravidez, mas é mais provável que você pegue infecções, como do trato urinário, durante esse período. Então, é ainda mais importante ter cuidados básicos após o sexo - fazer xixi depois, lavar a vagina e beber água. Incentive seu parceiro a fazer o mesmo.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...