img

Você lava as suas escovas de cabelo com frequência? Confira o passo a passo!

A higienização das escovas de cabelo precisa ser feita a cada 15 dias

Os cabelos fazem parte de uma grande parcela da autoestima feminina. Para manter os fios saudáveis e hidratados, é preciso escová-los, pelo menos, uma vez ao dia. E, assim como os pincéis de maquiagem, a escova de cabelo é um acessório de beleza que também precisa ter uma boa rotina de higiene.

Desse modo, lavá-la corretamente e com frequência – a cada 15 dias – é essencial para manter os fios saudáveis e bonitos, já que o objeto pode conter bactérias e fungos que podem afetar a saúde do couro cabeludo, causando a queda dos fios e diversas doenças.

Confira abaixo o passo a passo de como higienizar a sua escova de cabelo do jeito certo para utilizá-la sem preocupações!

 

1. Tire os fios da escova

O primeiro passo para a limpeza correta da escova é retirar todo o cabelo que esteja agarrado nas cerdas. Mesmo fazendo isso em todo o uso, pode ser que um fio ou outro fique preso, e é mais fácil acumular sujeira nesses fios. Neste passo, utilizar um pente pode ajudar.

 

2. Utilize um produto neutro para limpar

Em seguida, escolha um shampoo neutro de sua preferência (aqueles próprios para bebês e crianças) ou um sabonete líquido neutro para fazer a higienização. Esta lavagem deve ser feita com bastante cuidado para não estragar a escova. Para alcançar as fileiras mais estreitas, uma boa opção é usar uma escova de dentes velha para eliminar toda a sujeira acumulada.

 

3. Deixe a escova de molho

Se a última higienização da escova já tiver passado muito tempo e a sujeira estiver bastante impregnada, uma boa alternativa é deixar o acessório de molho por aproximadamente 30 minutos em água e shampoo neutro (ou sabonete líquido neutro).

 

4. Enxágue o acessório

Agora, para o próximo passo, é preciso enxaguar bem a escova de cabelo em água corrente. Tenha certeza de que todo o produto utilizado foi retirado do acessório. Caso a sua escova for de metal, pode usar um pano limpo para enxugá-la e evitar oxidação.

 

5. Seque bem a escova de cabelo

O último passo é fácil: deixe o seu acessório terminar a secagem naturalmente em local ventilado, porém longe do sol. Caso queira agilizar esse processo, pode utilizar um secador de cabelo no jato frio, para não prejudicar a escova. Coloque-a sobre uma toalha, passe o secador – se preferir – e deixe-a secar o restante até o dia seguinte. Depois disso, ela estará pronta para o uso novamente!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...