img

Você já ouviu falar em bioimpedância?

Esse exame é um verdadeiro aliado para quem quer adotar hábitos mais saudáveis e começar a praticar exercícios físicos

A bioimpedância é uma avaliação feita com um equipamento específico que tem como objetivo mensurar a composição corporal, não levando em consideração apenas o peso como em uma balança convencional, mas também a quantidade de água, massa muscular, massa gorda e gordura visceral, além da densidade óssea e taxa de metabolismo basal.

Quando esse exame é prescrito e aplicado de maneira correta e adequada, pode proporcionar um conjunto de informações detalhadas e valiosas sobre a estrutura corporal. E, como os resultados são bem individuais, é um exame bastante utilizado por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física para ajudar no planejamento das dietas e dos treinos do paciente, para que os resultados sejam ainda melhores e mais rápidos.

Além disso, apesar de não ser capaz de detectar nenhuma doença, a bioimpedância também fortalece o cuidado com a saúde, pois indica se o volume de gordura e músculos é adequado para a idade e o sexo do paciente e se existe o risco de doenças crônicas que podem ser causadas pelo sobrepeso e pela gordura visceral, se tornando um verdadeiro aliado para a saúde e qualidade de vida.

 

Como a bioimpedância é realizada?

A avaliação de bioimpedância é um procedimento simples, feito inclusive em farmácias e academias. É realizado com o uso de balanças especiais – como Tanita, Inbody e Omron – que possuem placas de metal responsáveis por conduzir um tipo de corrente elétrica fraca que atravessa o corpo.

Na prática, o exame funciona a partir de um fenômeno físico para calcular seus resultados, através de uma característica de todo tecido do organismo: a impedância. Em resumo, isso diz respeito à capacidade que um objeto – ou parte do corpo – tem para impor resistência a uma corrente elétrica. Ou seja, quanto maior a impedância, mais difícil será para essa corrente elétrica atravessar.

Contudo, como nem toda parte do corpo tem a mesma impedância, a massa óssea – assim como a gordura corporal – tem uma impedância maior por uma série de motivos, como acumular menos líquidos, por exemplo. Desse modo, no sentido oposto, músculos e água oferecem pouca resistência à passagem dessa corrente elétrica. Assim, com essa diferença de impedâncias, o equipamento calcula a taxa que cada tipo de massa representa na composição corporal do indivíduo.

 

Como é o preparo para o exame?

Para quem deseja realizar o exame de bioimpedância, algumas dicas são valiosas a fim de se obter os valores corretos, para que não haja aumento ou diminuição irreais nos resultados. Confira abaixo:

  • Usar roupas leves e pequenas;
  • Não passar creme nos pés e nas mãos;
  • Evitar comer, beber café ou fazer exercícios físicos durante as 4 horas antecedentes ao exame;
  • Beber de 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...