img

Verão: cuidados essenciais com a saúde na estação mais quente do ano

A união do calor extremo e dos raios ultravioletas merece atenção e proteção adequada

Férias, sol, praia e mar… O verão já está batendo na porta! A estação mais quente se inicia no dia 21 de dezembro e é uma das mais aguardadas do ano. Entretanto, apesar da felicidade que o verão traz, também é um período em que doenças, infecções e queimaduras surgem com mais facilidade, devido à falta de cuidados essenciais com a saúde durante essa estação do ano.

Desse modo, é preciso bastante atenção para poder curtir o verão sem problemas, para que a diversão não seja transformada em pesadelo. Para garantir um descanso tranquilo e sem preocupações, confira algumas dicas que você deve saber sobre os cuidados com a saúde na estação mais quente do ano!

 

1. Não esqueça do protetor solar!

O protetor solar deve ser o seu melhor amigo durante o ano inteiro, mas principalmente no verão. Ele não é apenas um creme qualquer, que deve ser aplicado somente uma vez e pronto. O filtro solar é o responsável por manter a sua pele protegida dos raios UVB (ultravioletas B) – que são muito nocivos à saúde.

Sendo assim, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas, especialmente se há exposição constante à luz solar. Se você estiver em contato com a água, o intervalo deve ser ainda menor. Além disso, especialistas recomendam a aplicação do produto pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol.

 

2. Invista em roupas com fotoproteção

Assim como o filtro solar, uma boa alternativa para se proteger da exposição ao sol  e dos raios solares são as roupas com fotoproteção. Recomendadas principalmente para crianças e idosos, elas são eficientes e garantem o conforto e a proteção – mas sem acabar com a diversão.

 

3. Evite nadar logo após de comer

Muitos acreditam que isso é um grande mito, porém, nadar logo após de comer pode ser sim prejudicial à saúde, assim como qualquer outro exercício. Ao realizar uma refeição leve, o ideal é que espere – no mínimo – 40 minutos antes de entrar na água. Durante esse período, o organismo está concentrado na digestão. E, ao nos exercitarmos, a digestão é retardada e aumenta as chances de indigestão, podendo causar enjoo, vômito e até desmaio.

 

4. Lembre-se de tirar a roupa de banho molhada

Ficar muito tempo com a roupa de banho molhada é muito comum durante o verão, por conta do uso de piscinas ou banhos de mar. Entretanto, ficar com a roupa de banho molhada por longos períodos do dia é algo que deve ser evitado, pois a umidade em contato com a região genital torna a área favorável para o desenvolvimento de microrganismos, facilitando o desenvolvimento de infecções e doenças – como a candidíase.

 

5. Tenha cuidado com os alimentos

É normal a fome diminuir no calor, visto que o organismo precisa de menos ingestão de calorias para manter a temperatura do corpo. Por esse motivo, é comum deixarmos de comer no momento certo, o que pode aumentar o tempo dos alimentos fora da refrigeração.

O calor pode comprometer a conservação dos alimentos e facilitar a proliferação de microorganismos, o que resulta muitas vezes na intoxicação alimentar. No verão, evite a exposição de alimentos ao calor e mantenha-os sempre em refrigeração constante.

Além disso, é ainda mais importante ter uma alimentação leve e rica em vitaminas e nutrientes na estação mais quente do ano. Invista em frutas, verduras e legumes e evite o abuso de ultraprocessados.

 

6. Fique longe do limão!

Você deve ficar longe do limão, assim como de outras frutas cítricas, se estiver exposto ou irá se expor ao sol. Ele possui uma substância que provoca manchas na pele e, quando essa substância entra em contato com a luz solar, pode causar manchas e queimaduras, que podem ser muito graves. Sempre que tiver contato com essa fruta, lave bem as mãos e os locais que tiveram contato com o limão com bastante água e sabão.

 

7. Hidrate-se!

E por último, mas não menos importante, um dos principais cuidados com a saúde no verão é com a hidratação e ingestão de líquidos. Como a transpiração aumenta com o calor, acabamos desidratando com mais frequência, o que pode causar graves problemas ao organismo. Dessa forma, é fundamental o consumo de mais de 2 litros de água por dia. Além disso, nada deve substituir o consumo de água, principalmente industrializados – como sucos de caixinha e refrigerantes.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...