img

Treinando a mente: conheça exercícios diários que vão te ajudar a envelhecer com mais saúde

Atividades que estimulam o cérebro e longevidade saudável caminham lado a lado

O cérebro é parte fundamental da complexa estrutura do corpo humano. À medida que os anos vão passando, é natural que apareçam doenças ou que o sistema nervoso apresente sinais de perda das funções cognitivas, como dificuldade de concentração e de resolução de problemas, pensamentos lentos, confusão mental, lapso de memória, etc.

A mente, assim como o corpo, precisa ser estimulada no dia a dia para se manter ativa e com um bom funcionamento. Desse modo, trabalhar em estímulos específicos para o cérebro previne uma série de doenças, retarda os efeitos do envelhecimento nesse órgão e proporciona um envelhecimento mais saudável, com mais longevidade.

Sendo assim, é essencial investir em atividades constantes e desafiadoras para a mente desde cedo. Isso, em conjunto com alimentação saudável, gestão de estresse, convívio social, boa rotina de sono e cuidado com a saúde física, é a receita perfeita para manter a saúde em dia.

O Saude.com.br listou algumas sugestões de atividades que ajudam a manter a mente mais ativa, desafiando o cérebro. Confira abaixo a lista completa:

 

1. Exercício físico

Além de exercitar o corpo, a atividade física é uma excelente opção para trabalhar a mente. Aulas coletivas ainda ajudam no convívio social, o que também é muito importante para a saúde mental. Adicionar exercícios físicos no dia a dia podem reduzir de forma significativa o risco de doenças que afetam as funções cognitivas, como o Alzheimer.

Especialistas recomendam cerca de 150 minutos de atividade moderada por semana, alternando entre treinamento de força e exercícios aeróbicos, como caminhada, alongamento, natação e musculação. Entretanto, antes de iniciar qualquer atividade física, lembre-se de consultar o seu médico.

 

2. Aprender algo novo

O ato de aprender algo novo não precisa estar sempre conectado com produtividade e/ou compromisso com trabalho ou estudo. Associar o aprender com obrigações pode ser desmotivador e somente atrapalhar. É possível, sim, investir em atividades novas e interessantes apenas pelo prazer.

Algumas sugestões são: culinária, instrumentos musicais, jardinagem, desenho ou pintura, costura e carpintaria.

 

3. Jogos diversos

Os jogos são ótimas opções para desafiar e estimular a atividade do cérebro. Algumas alternativas para treinar a mente sozinho são: palavra cruzada, sudoku, quebra cabeça e jogo da memória. Já para praticar na companhia de amigos e familiares, duas opções excelentes são xadrez e dominó.

 

4. Meditação e técnicas de relaxamento

Atividades com técnicas de respiração e movimento corporal, como meditação e yoga, ajudam a relaxar o corpo e a mente, trabalhando, principalmente, no gerenciamento do estresse. Vale ressaltar que o estresse prolongado é perigoso e vai muito além de esquecimento, dores de cabeça e temperamento explosivo, podendo afetar também a área do cérebro responsável pela memória.

 

Portanto, mudanças no estilo de vida possibilitam um processo de envelhecimento mais saudável. A hora de começar é agora! Que tal incluir alguma das sugestões acima na sua rotina?

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...