Tá legal? Quem fiscaliza? - Desrespeito ao público
Sem conservação, sujeira generalizada (telhado, piso, banheiros, etc.) e perigo de incêndio
Cobal Humaitá (Companhia Brasileira de Alimentos)
Rua Voluntários da Pátria, 446, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Humaitá / Botafogo
Quando a Cobal do Humaitá foi inaugurada?
1971
A Cobal do Humaitá é composta por 3 quiosques, 97 boxes, 84 lojas e 7 salas, incluindo lojas de vinho, pet shops, floriculturas, um supermercado, lojas de produtos naturais e restaurantes.
"Estacionamento absurdo e falta de limpeza. Local está praticamente largado, pouca limpeza, fedor de coisa podre e piso grudando" - dez. de 2023 / Tripadvisor
"Sem renovação de contratos, comerciantes temem fechamento da Cobal do Humaitá, no Rio. Renovações que eram feitas a cada 5 anos estão sendo negadas pela Conab. Espaço emprega cerca de 5 mil pessoas.” - ago. de 2020 / G1 Rio
Em média, 50 comerciantes vivem o mesmo drama por aqui. As renovações dos contratos de locação, que eram feitas a cada 5 anos, estão sendo negadas pela Conab, órgão federal ligado ao Ministério da Agricultura.
Para Milene Bedran, presidente da Associação de Empresários da Cobal do Humaitá, não há mais interesse na concessão.
“Eles alegam que não têm mais interesse na concessão. Se colocar todo mundo daqui pra fora, isso aqui vai virar um terreno baldio, no meio da cidade do Rio de Janeiro”.
Apesar de ser um patrimônio da cidade, as reclamações sobre o estado de conservação do espaço são muitas:
“Problemas no telhado, problema de instalação elétrica, enfim, é muito triste, nós estamos com o coração partido, porque a Cobal é uma extensão do bairro”, lamenta Luís Carlos Santos, presidente da Associação de Moradores do Humaitá.
O que diz a Conab
A Companhia Nacional de Abastecimento disse que as execuções das ações de despejo nos hortomercados vêm acontecendo ao longo dos anos e que não são fatos inéditos.
A Conab afirmou também que existem ações tramitadas e julgadas por falta de pagamento dos inquilinos, em que a justiça deu ganho de causa à companhia. Mas que, por causa da pandemia, as decisões estão suspensas.
Os comerciantes da reportagem declararam estar com os aluguéis em dia. A Conab disse que segue com os planos de regularização dos espaços, mas não falou se existe algum projeto para o local onde funciona a Cobal do Humaitá.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br