Sinal de alerta: você está comendo muito sal?
Conheça os principais sintomas do excesso de sal no corpo e dicas para diminuir o consumo
O sal é um tempero que pode dar sabor aos alimentos e atuar como conservante. É composto de 60% de cloreto e 40% de sódio, aproximadamente. Quase todos os alimentos não processados - como vegetais, frutas, nozes, carnes, grãos inteiros e laticínios - têm baixo teor de sódio. O sal que comemos auxilia a relaxar e contrair os músculos, ajuda com os impulsos nervosos e equilibra os minerais e a água que ingerimos.
Nosso corpo precisa apenas de uma pequena quantidade de sódio. Devemos obter cerca de 1.500 mg (ou 1,5 g) todos os dias. O excesso de sal pode causar derrame, doenças cardíacas e hipertensão. Mas como saber se você ingere muito sal?
Você está se sentindo gordo
Seu estômago fica dilatado ou tenso - é um dos efeitos mais comuns, de curto prazo, de se ingerir muito sal. Ajuda o corpo a reter água, de forma que o fluido extra se acumula. Os alimentos não precisam ter sabor salgado para serem ricos em sódio. Sanduíches, pizza, salgadinhos podem ser fontes de sal.
Sua pressão arterial está alta
Existem muitos motivos pelos quais você pode ter pressão alta, mas um deles pode ser muito sódio. A mudança na pressão arterial ocorre através dos rins. Muito sal torna mais difícil para eles se livrarem dos fluidos de que você não precisa. Como resultado, sua pressão arterial sobe.
Você está inchado
O inchaço pode ser um sinal de excesso de sódio no corpo. Partes do corpo como rosto, mãos, pés e tornozelos têm maior probabilidade de inchar. Se você estiver mais inchado do que o normal, dê uma olhada na quantidade de sal que está comendo.
Você está com muita sede
Se você tem sentido muita sede ultimamente, pode ser um sinal de que está comendo muito sal. Quando isso acontece, você fica desidratado. Seu corpo retira água de suas células e você pode começar a sentir mais sede. A água ajuda a neutralizar esse sal e pode refrescar suas células.
Você ganhou peso
Ao reter água, você pode ganhar peso. Se você engordou rapidamente durante uma semana ou mesmo alguns dias, pode ser porque está ingerindo muito sal. Se você ganhar mais de 1 kg por dia ou 2 kg por semana, pense nos alimentos que você comeu nos últimos dias e tente fazer mudanças para reduzir o sal.
Você tem usado muito o banheiro
Mais sal pode levar a mais idas ao banheiro. Isso acontece porque o sal pode causar muita sede, o que pode incentivá-lo a beber mais água. No final do dia, você acaba tendo que ir ao banheiro mais do que o normal.
Você não está dormindo bem
Comer muito sal antes de dormir pode causar distúrbios no sono. Os sinais podem variar de sono agitado, acordar frequentemente à noite e não se sentir descansado pela manhã.
Você está se sentindo fraco
Quando há muito sal no sangue, a água ‘espirra’ das células para diluir o sal. O resultado? Você pode começar a se sentir mais fraco do que o normal.
Seu estômago está incomodando
Se muito sal em sua dieta o deixa desidratado, seu estômago vai sentir isso. Você pode sentir náuseas ou estar com diarreia. Se você tiver problemas de estômago ou cólicas, dê uma olhada no que você tem comido nos últimos dias e descubra como diminuir o sal. Beber muita água pode ajudar a hidratar as células e fazer você se sentir melhor.
Embora haja muitos efeitos de curto prazo a serem observados, também há os efeitos a longo prazo de comer muito sal. O excesso pode aumentar suas chances de doenças, como músculo cardíaco aumentado, dores de cabeça, insuficiência cardíaca, pressão alta, doença renal, pedras nos rins, osteoporose, câncer de estômago e derrame.
Algumas dicas para ajudar a manter seus níveis sob controle:
- Escolha carnes frescas em vez de embaladas;
- Ao comprar vegetais congelados, escolha aqueles que são "congelados de fresco", e fique longe daqueles com temperos ou molhos já adicionados;
- Leia os rótulos e verifique o teor de sódio nos alimentos que compra;
- Ao escolher temperos, opte por aqueles que não listam sódio em seus rótulos;
- Se for comer fora, peça que o seu prato seja preparado com menos sal.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br