img

São João x alimentação: como curtir as festas juninas sem sair da dieta

Veja 5 dicas para aproveitar os arraiás sem peso na consciência

Junho é um mês aguardado por muitos, principalmente por causa das famosas festas juninas que acontecem em todo o país. As festas de São João são eventos comemorativos especiais que não podem faltar músicas, danças, roupas quadriculadas e – os mais esperados de todos – pratos típicos.

A alimentação nessas festividades é sucesso nacional. Pratos típicos como cocada, arroz-doce, maçã do amor, milho cozido, curau, pamonha e canjica podem ser feitos durante todo o ano, mas a verdade é que eles são muito mais gostosos nas festas juninas. Sejam doces ou salgados, São João e alimentação caminham lado a lado.

Entretanto, para quem está de dieta por saúde ou por objetivo, isso pode ser um verdadeiro desafio. Com as opções doces sendo carregadas de açúcar e as salgadas tendo gordura em excesso, os pratos típicos das festas juninas podem se tornar um atrativo para fugir das dietas.

Porém, isso não significa que você não deva consumir os pratos juninos, e sim fazer escolhas melhores, mais conscientes e com algumas adaptações. Tenha em mente que São João acontece apenas uma vez no ano! Sendo assim, o Saude.com.br está aqui para lhe ajudar. Confira abaixo 5 dicas para você curtir os arraiás e aproveitar suas comidas típicas sem peso na consciência:

 

1. Escolha ingredientes funcionais e de baixa caloria

Em casos de festas juninas caseiras, com família e amigos, faça alguns doces e sobremesas com adoçante culinário. Cocada mole, arroz doce, curau cremoso, pamonha e canjica podem receber esse tipo de ingrediente no preparo. Farinhas integrais e farelos são outros exemplos de ingredientes funcionais. Essa também é uma ótima opção para pessoas idosas ou com restrição alimentar.

 

2. Siga uma ordem estratégica para os alimentos

Prefira comer primeiro os salgados do que os doces. O consumo de espetinhos de churrasco, milho cozido, pastel, entre outros salgados, devem abrir a refeição. Os doces devem vir depois, como sobremesas. Dessa forma, é mais fácil evitar exageros nos doces, pois você já estará bem saciado.

 

3. Não vá com muita fome e faça boas escolhas

Quanto mais fome você estiver sentindo, mais provável que você exagere nos pratos típicos. Como as festas juninas geralmente ocorrem no período da noite, siga a sua dieta normalmente durante o dia. Desse modo, será possível ter um maior e melhor controle nas escolhas do que for comer no arraiá.

 

4. Fique atento ao consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas também merecem atenção durante as comemorações juninas. O consumo exagerado de vinho quente, quentão, cerveja ou outras bebidas pode prejudicar bastante a dieta. Sendo assim, é essencial beber com moderação. Além disso, para diminuir o impacto do álcool no organismo, não se esqueça também de beber água antes, durante e depois.

 

5. Cuidado com a dieta após as festas

Exagerar na alimentação e nas bebidas durante as festas juninas pode trazer um efeito rebote depois. Tenha em mente que “dietas detox” não são cientificamente comprovadas e que as restrições podem fazer mal para o seu corpo.

Portanto, a nossa dica é que você volte à rotina aos poucos, com uma dieta equilibrada, variada e natural, além de manter uma hidratação adequada, atividade física regular e qualidade do sono. Não se culpe por uma festividade que acontece uma vez ao ano na qual rende memórias afetivas com as pessoas que você ama!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...