Quão saudável é a pipoca?
O lanche pode oferecer diferentes nutrientes como fibras e antioxidantes
Embora seja geralmente considerada um lanche básico do cinema, a pipoca também é vista como uma opção de lanche boa para você. Mas a pipoca é realmente saudável? A resposta curta é que pode ser.
A pipoca tem alguns benefícios potenciais para a saúde, como fornecer algumas vitaminas e minerais. Existem também outros ingredientes que podem agregar outros nutrientes à comida, como o óleo usado para estourá-la ou quaisquer temperos adicionados. Leia para saber mais.
Pipoca e nutrição
Em geral, uma xícara de pipoca sem sal tem o seguinte:
- Calorias: 30 calorias
- Gordura: < 1 grama
- Colesterol: 0 miligramas
- Sódio: < 1 miligrama
- Carboidratos: 6,23 gramas
- Fibra: 1,21 gramas
- Proteína: < 1 grama
Benefícios para a saúde
O milho (mesmo em sua forma estalada) é um grão integral. Os grãos integrais são uma importante fonte de vitaminas, minerais e fibras essenciais. O milho, em particular, contém nutrientes como magnésio, potássio e vitaminas A, B e E.
Os grãos integrais também satisfazem porque incluem o grão inteiro - ao contrário dos grãos refinados, que foram despojados de suas fibras e nutrientes.
Os americanos obtêm 17% de seu consumo de grãos integrais da pipoca. As pessoas que comem pipoca também consomem mais grãos integrais e fibras do que as que não comem. Os consumidores de pipoca também podem ter uma ingestão total de 12% de polifenóis, que são compostos que podem ter propriedades antioxidantes.
Além disso, a pesquisa sugere que a ingestão de grãos integrais está ligada a menos inflamação e a um menor risco de várias condições de saúde, como:
- Doença cardíaca coronária
- Diabetes
- Pressão alta
- Alguns tipos de câncer
Comer grãos integrais tem sido associado a um menor índice de massa corporal (IMC) e menos gordura da barriga.
Pipoca é saudável?
A pipoca, em sua forma básica, pode ser saudável por si só. Uma coisa a observar é o tamanho das porções. O tamanho da porção de pipoca é normalmente de três a três xícaras e meia, mas é fácil comer um saco grande de uma só vez. O sódio extra pode causar retenção de líquidos que desencadeia o inchaço.
Além disso, os ingredientes usados no processo de fabricação da pipoca podem ser oportunidades para obter ainda mais nutrientes ou benefícios do lanche.
Conheça os tipos de óleo
Diferentes óleos podem ser usados ao fazer pipoca, incluindo óleos contendo gorduras monoinsaturadas (MUFAs).
As MUFAs são consideradas gorduras saudáveis. Elas têm sido associadas a riscos reduzidos de problemas relacionados ao coração e controle de peso. Os óleos MUFA incluem:
- Azeite
- Óleo de canola
- Óleo de amendoim
- Óleo de gergelim
Uma das vantagens de fazer sua própria pipoca no fogão é que você pode usar um óleo com alto teor de MUFA ou estourá-lo em um saco de papel no microondas - e depois borrifar com óleo saudável. Você também pode escolher opções de pipoca que não usam óleo.
Fique atento aos temperos
Vários temperos e coberturas também são usados para dar sabor à pipoca. Na pipoca embalada, os temperos podem ser simples como sal marinho e pimenta-do-reino. Outras podem incluir ingredientes lácteos convencionais, como manteiga e queijo. Mais opções de pipoca, como pipoca doce, também são temperadas com açúcar ou outros adoçantes.
No entanto, se você estiver fazendo sua pipoca, poderá ser criativo com outras coberturas, como:
- Frutas secas sem conservantes
- Nozes ou sementes
- Tempero italiano
- Canela e cacau em pó
O uso dessas coberturas pode aumentar potencialmente a quantidade de certos nutrientes que você consome. Por exemplo, nozes ou especiarias podem aumentar o conteúdo antioxidante da pipoca. Além disso, a versão caseira também permite que você controle a quantidade de sal que adiciona.
Uma revisão rápida
A pipoca pode ser um lanche saudável. É um grão integral, por isso pode trazer benefícios, como reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes. No entanto, a qualidade nutricional da pipoca pode variar consideravelmente dependendo dos ingredientes usados para prepará-la. Você também pode encontrar valor nutricional agregado nos óleos, laticínios e outras coberturas.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br