PepsiCo usou uma fábrica de batatas fritas Lay’s para ajudar a aquecer as residências vizinhas
O vapor do cozimento das batatas Lay’s substitui o gás natural e é utilizado para aquecer as casas próximas. Entenda como esse projeto funciona
A PepsiCo é uma empresa multinacional de alimentos, lanches e bebidas, com sede em Purchase, Nova York, que fabrica, comercializa e distribui lanches à base de grãos, bebidas e outros produtos. A Lay’s é sua subsidiária, uma marca que reúne vários tipos de snacks de batatas fritas.
O Lay’s Factory Home Heating foi campeão da categoria Europa, Oriente Médio e África do World Changing Ideas Awards 2022, da Fast Company - marca líder mundial em mídia de negócios, com foco em inovação, liderança, tecnologia, criatividade e ideias para mudar o mundo.
A incorporadora imobiliária belga Ion procurava alternativas sustentáveis de aquecimento para uma nova área residencial na cidade de Veurne, na Bélgica, quando recebeu uma proposta da PepsiCo. A empresa multinacional sugeriu uma colaboração entre a comunidade e uma fábrica da Lay’s próxima do local.
A situação funciona da seguinte forma: o vapor do cozimento das batatas, de até 20 toneladas de batatas por hora, aquece um circuito de água, substituindo o gás natural por um processo mais ambientalmente eficiente e, ao mesmo tempo, fornecendo à PepsiCo uma enorme compensação de carbono.
O projeto vencedor de prêmios é o resultado de um esforço conjunto da PepsiCo, da comunidade de Veurne - a cidade belga, das empresas belgas Noven - que projetaram a tecnologia, e da companhia Fluvius, que administra a rede de serviços públicos na área.
Essa tecnologia visa fornecer aquecimento em radiadores e água da torneira para suas primeiras residências em algum momento ainda no primeiro semestre deste ano, chegando a 500 residências após a conclusão do projeto, que tem a meta de acontecer nos próximos 10 anos.
Além de ajudar a retribuir às comunidades locais onde a empresa multinacional opera, o empreendimento ajudará a PepsiCo a atingir suas metas de reduzir as emissões de carbono em mais de 40% até 2030 (em relação a uma linha de base de 2015) e alcançar emissões líquidas zero até 2040.
O vice-presidente e gerente geral da PepsiCo NorthWest Europe, Wim Destoop, ainda afirma que, apesar desse sistema ter começado como uma interseção conveniente de necessidades em uma área específica, com as condições certas e as partes interessadas, o processo também pode ser replicado em outros lugares.
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