Pediatria nutricional: a importância de hábitos alimentares saudáveis na infância
Entenda o objetivo da pediatria nutricional e confira dicas de alimentação saudável para crianças
A nutrição desempenha um papel essencial no desenvolvimento e no bem-estar do ser humano, principalmente durante a infância e a adolescência. Através da ingestão de alimentos corretos, o nosso organismo mantém o seu melhor funcionamento e previne doenças, como diabetes, anemia, obesidade, distúrbios alimentares, entre outras.
Por ser uma fase crítica para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, a infância encontra uma verdadeira aliada na nutrição, no qual representa um papel fundamental nesse processo. Um deslize durante esse período pode gerar implicações de longo prazo no desenvolvimento intelectual e no aprendizado.
Sendo assim, nesse período da vida, a alimentação adequada se torna essencial para que hábitos alimentares positivos sejam formados, construindo a base para uma vida saudável.
O que é a pediatria nutricional e qual é o seu objetivo?
A pediatria nutricional é a área da medicina dedicada ao estudo e ao cuidado da nutrição infantil. Tem como objetivo garantir que crianças e adolescentes obtenham os nutrientes essenciais e necessários para um crescimento e desenvolvimento saudáveis, além da boa manutenção das funções vitais do organismo.
Os nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos que são úteis para o metabolismo orgânico e indispensáveis para a boa conservação da saúde. No início da vida, as crianças e adolescentes precisam de uma variedade de nutrientes: proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis.
Entretanto, apesar dos nutrientes apresentados acima serem fundamentais para uma alimentação boa e equilibrada, cada um poderá ter uma necessidade de consumo diferente. Portanto, é muito importante o acompanhamento de um profissional qualificado, em especial um pediatra nutricional.
Dicas para uma alimentação saudável para crianças e adolescentes
Em uma realidade repleta de opções de alimentos processados e altamente calóricos de fácil acesso, proporcionar uma alimentação saudável para as crianças e adolescentes pode ser um pouco difícil, mas não é impossível. O Saúde separou algumas dicas para ajudar os pais nessa importante missão. Confira!
- Dê o exemplo
As crianças costumam imitar as pessoas à sua volta, principalmente os adultos. Desse modo, é essencial que os pais adotem hábitos alimentares mais saudáveis e demonstrem o valor de uma dieta equilibrada, para que os filhos também se inspirem nesse exemplo.
- Acrescente diversidade
Oferecer uma variedade de alimentos, em especial frutas, legumes e vegetais pode ser uma boa estratégia. A criança terá um bom leque de opções para experimentar e definir o que mais gosta, garantindo que ela receba todos os nutrientes necessários.
- Horário regular
Manter um horário regular de refeições ajuda a criança a criar uma rotina saudável de alimentação e faz com que ela não sinta fome fora desses horários definidos, evitando que ela "belisque" alimentos não tão saudáveis e faça lanches excessivos entre as refeições.
- Evite alimentos processados e com muito açúcar
É fundamental limitar o consumo de alimentos processados, especialmente durante a infância e adolescência. Opte por alternativas mais saudáveis e prepare lanches caseiros nutritivos, como frutas frescas, iogurte natural com granola e aveia, sanduíche natural recheado com alguma proteína, etc.
- Envolva-as no preparo
Incluir as crianças no preparo das refeições pode aumentar o interesse delas pela comida e ainda incentivá-las a experimentar novos alimentos. Prepare uma refeição repleta de nutrientes variados e chame o seu filho para ajudar na cozinha, tornando o preparo dinâmico e divertido, como uma grande brincadeira.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br