img

Páscoa: 4 dicas para aproveitar o feriado de maneira mais saudável

Celebre esse dia especial com chocolates e sem restrições

O domingo de Páscoa é uma tradicional celebração cristã comemorada no mundo todo. Este feriado também é mundialmente conhecido pela figura folclórica do "coelhinho da Páscoa" e pela troca de barras e ovos de chocolate entre familiares, amigos, colegas de trabalho e entes queridos.

Neste período de festividade, o consumo de chocolate se intensifica, assim como a sua produção, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Para quem está no foco fitness ou tentando levar uma alimentação mais saudável e equilibrada, essa data pode ser uma verdadeira luta.

Entretanto, nenhum alimento deve ser um inimigo, principalmente porque a restrição pode gerar uma futura compulsão. Portanto, para essa semana de celebrações, o Saude.com.br separou 4 dicas para que você consiga aproveitar o feriado sem culpa e sem peso na consciência, seguindo de maneira mais saudável.

 

Opte por chocolates amargos ou com alta concentração de cacau

Para garantir uma Páscoa mais saudável, a escolha do chocolate é extremamente importante. Os chocolates ao leite são os queridinhos do público, porém possuem mais manteiga de cacau – o que significa que possuem maior porcentagem de gordura e menor efeito benéfico para o corpo. Os chocolates brancos têm ainda mais gordura, pois são compostos de cacau e açúcar.

Desta forma, as melhores opções de chocolate são os amargos e com alta concentração de cacau. O chocolate amargo possui flavonoides de cacau – bioativos derivados de plantas da semente da planta – que fazem bem para a saúde. Eles atuam diretamente na redução da pressão arterial e na melhora do sistema cognitivo, ajudando no bombeamento do sangue para o cérebro.

Além disso, os chocolates com alta concentração de cacau (50, 60, 70% ou mais) também são ótimas saídas. O cacau é um fruto muito rico em antioxidantes, em vitaminas como A, B1 e E, e em minerais importantes como selênio, magnésio e zinco. Sendo assim, além de saborosos, chocolates com alta porcentagem de cacau são excelentes alternativas para viver uma vida saudável, sem abrir mão do doce.

 

Varie a forma de comer chocolate

A Páscoa é o momento perfeito para buscar alternativas e receitas para comer chocolate sem culpa. Novas variações podem satisfazer a sua vontade pelo doce e aumentar a saciedade. Uma boa saída é usar cacau em pó por cima de frutas picadas e com pequenos pedaços de chocolate amargo ou meio amargo derretido por cima. Varie nas combinações, derreta o doce no microondas e aproveite!

 

Fique atento às porções de chocolate

A melhor dica para esse feriado não é se restringir, mas sim evitar os excessos. O indicado por nutricionistas é consumir até 30 g de chocolate amargo ou meio amargo por dia. O consumo excessivo de chocolate pode trazer risco à saúde e deve ser controlado, não abolido, para que não haja abstinência com o doce.

Uma boa dica é aproveitar a Páscoa para compartilhar os chocolates com amigos e familiares, evitando o consumo da barra ou do ovo inteiro. Além disso, vale mais consumir uma porção menor de um chocolate de boa qualidade do que uma porção maior de um chocolate de má qualidade. Selecione as melhores opções de doces para curtir o seu feriado.

 

Prefira comer chocolate na sobremesa

Comer chocolate antes de fazer alguma refeição principal pode aumentar a compulsão, pois você provavelmente vai estar com fome. Ademais, comer chocolate com o estômago vazio faz aumentar os níveis de açúcar no sangue e, quando esses níveis descerem, a fome pode bater ainda mais forte, fazendo com que você acabe comendo mais. 

Desse modo, comer chocolate na sobremesa, após ter feito a refeição principal, pode ajudar você a controlar as quantidades, principalmente porque o seu estômago já vai estar saciado. E, para isso acontecer, aposte em uma refeição rica em proteínas e fibras para garantir bastante saciedade.

 

O Saude.com.br deseja uma feliz Páscoa a todos!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...