img

Outubro Rosa: mês da conscientização sobre o câncer de mama

O diagnóstico precoce facilita o tratamento da doença e aumenta as chances de cura

O mês de outubro foi escolhido como o mês de conscientização do câncer de mama. O movimento internacional Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização acerca de um dos tipos mais comuns de câncer no mundo. Além disso, o movimento ajuda a proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, reduzindo a mortalidade da doença.

O tema da campanha do Ministério da Saúde em 2024 é: “Mulher: seu corpo, sua vida”. Simbolizada por um auto abraço, reafirmando o protagonismo feminismo e valorizando o autocuidado, a campanha foi lançada no dia 1º de outubro (terça-feira) e tem sido veiculada na TV, rádio, internet e em locais públicos de grande circulação de pessoas em todo o país. A campanha deste ano busca estimular a conexão das mulheres com a saúde para a vida, e não apenas no mês de outubro.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, após o câncer de pele. No Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, porém acima desta idade a incidência cresce progressivamente. Especialistas afirmam que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo) na região, normalmente endurecido, fixo e indolor; alterações no bico do peito (mamilo); pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Em alguns casos, pequenos nódulos na região do pescoço e das axilas também podem vir a aparecer.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico do câncer de mama, mais cedo o tratamento será iniciado e maiores são as chances de cura. Entretanto, para isso, é preciso que a mulher conheça seu corpo para conseguir identificar quando algo não está certo e buscar atendimento. Manter o acompanhamento de saúde em dia também é fundamental. Essa é a melhor maneira de prevenir o câncer de mama e outras enfermidades.

 

Como fazer o autoexame das mamas

1- Com as pontas dedos, faça círculos nas mamas;

2- Conheça o próprio corpo, toque-o sem medo!

3- Faça o movimento circular acima dos seios;

4- Faça o movimento circular abaixo do braço direito;

5- Faça o movimento circular abaixo do braço esquerdo;

6- Faça o movimento circular em volta de todo o seio.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...