img

Osteoporose: entenda o que é e como se prevenir

Saiba tudo sobre essa doença que afeta mais de 2 milhões de brasileiros por ano

Do que os ossos são feitos?

Os ossos são exclusivamente desenvolvidos para suportar o peso do nosso corpo e realizar outras funções, como o crescimento de células sanguíneas. Eles são estruturas vivas que estão sendo construídas, destruídas e reconstruídas de forma contínua. Nos primeiros 20 ou 30 anos de vida, seu corpo cria mais ossos do que perde. Depois disso, a proporção é invertida e você perde mais ossos do que desenvolve.

Os minerais, em especial o cálcio, são importantes para construir os ossos e mantê-los fortes. Quanto mais minerais seus ossos contêm, mais densos eles serão e menores seus riscos de fraturas. Eles têm tendência maior a quebrar se você tiver osteoporose. 

 

O que é osteoporose?

A palavra osteoporose significa “ossos porosos”. Os ossos tem um exterior rígido e sólido, mas o interior é uma estrutura que se assemelha a uma esponja, com diversos buracos. Se você tem osteoporose, esses buracos ficam maiores. A casca externa dos ossos também pode ficar mais fina. A combinação dessas duas mudanças indica que seus ossos têm maior probabilidade de quebrar. 

A maioria das pessoas com osteoporose não apresenta nenhum sintoma. No Brasil, aproximadamente 10 milhões de pessoas possuem a doença, e 14% têm fraturas. Cerca de 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos sofrerá uma fratura por conta da osteoporose. Apesar de começarem com ossos mais pesados e perderem a densidade óssea mais lentamente, 1 em cada 5 homens também podem vir a desenvolver a doença.

Além de ser do sexo feminino, alguns fatores de risco para a osteoporose estão fora do nosso controle, como:

  • Ter acima de 60 anos, com o risco aumentando com o avançar da idade;
  • Ter um histórico familiar de osteoporose ou fraturas ósseas;
  • Ter quebrado um osso no passado;
  • Ter passado pela menopausa precocemente ou ter feito uma histerectomia antes da menopausa;
  • Ter tomado certos medicamentos, como hormônios da tireóide, esteróides, alguns antidepressivos e outros;
  • Ter outra condição que coloque você em risco, como artrite reumatóide, câncer e outros.

Os fatores de risco que você pode controlar são:

  • Fumar;
  • Beber mais de duas bebidas alcoólicas por dia;
  • Estar abaixo do peso, com o índice de massa corporal inferior a 18,5;
  • Nutrição pobre e escassa;
  • Baixa ingestão de vitamina D e cálcio;
  • Estilo de vida sedentário e inativo.

 

Como prevenir a osteoporose

 

Obtenha cálcio suficiente

A ingestão de cálcio é importante na prevenção da osteoporose. Muitos alimentos contêm cálcio e é possível obter o suficiente sem tomar suplementos. A maioria das pessoas sabe que os laticínios, por exemplo, contêm cálcio. Outras fontes boas são folhas verdes, abóbora, amêndoas, tofu, edamame e salmão e sardinha enlatados. O leite vegetal e o suco de laranja também costumam ser enriquecidos com cálcio.

A Ingestão Dietética Recomendada (Recommended Dietary Allowances - RDA) de cálcio é de 1000-1200 mg por dia. Os rótulos nutricionais são baseados em 1000 mg por dia, portanto acompanhar o seu consumo é bem fácil. Um alimento que contém cerca de 100 mg de cálcio fornecerá 10% de sua necessidade diária. Parte do cálcio encontrado nas plantas não é biodisponível, ou seja, o corpo não consegue absorvê-lo. Por esse motivo, você pode querer tomar um suplemento de cálcio.

Os médicos não recomendam tomar grandes doses de cálcio, já que o mineral em excesso pode causar outros problemas de saúde. Se você obtém cálcio na sua dieta de forma rotineira, procure pequenos suplementos para tomar quando as fontes de sua dieta forem insuficientes.

 

Obtenha mais vitamina D

Sem vitamina D suficiente, o seu corpo pode não absorver o cálcio que você ingere. Nossos corpos fabricam vitamina D quando expostos à luz do Sol, mas nem sempre temos exposição suficiente para atender às nossas necessidades. Leite fortificado e laticínios contêm vitamina D, assim como peixes, ovos e crustáceos, porém as fontes de dieta raramente fornecem vitamina D suficiente.

A melhor solução talvez seja tomar um suplemento. Você encontrará vitamina D disponível como D2 ou D3. Ambas são eficazes. A Ingestão Dietética Recomendada é de 400 UI (unidade internacional de vitamina), que corresponde a 0,01 mg, para idades de 51 a 70 anos, e 600 UI, ou 0,015 mg, para maiores de 70 anos. Contudo, talvez seja mais fácil encontrar suplementos de 1000 a 2000 UI (0.025 mg a 0,5 mg). Não ultrapasse essa quantidade, pois você pode obter vitamina D em excesso.

 

Faça exercícios físicos

Outro passo importante na prevenção da osteoporose é se exercitar. Colocar estresse sobre os ossos através do exercício físico aumenta o crescimento ósseo. Os exercícios mais eficazes são os de alto impacto e levantamento de peso, como correr e pular, mas essas atividades não são apropriadas para todos.

Outras atividades de levantamento de peso, como caminhar ou subir escadas, podem ser substituídas. O treinamento de força, também conhecido como treinamento de resistência, desenvolve os ossos de uma maneira diferente, por meio da ação dos músculos que puxam os ossos.

Os exercícios físicos afetam somente a parte do corpo que está sendo usada. Por exemplo, caminhar fortalece os ossos da parte inferior do corpo, mas não as costelas ou os pulsos. Além disso, se você parar de se exercitar, perderá os benefícios que obteve.

 

Verifique com seu médico

Uma varredura de densidade óssea pode dizer se você tem osteoporose. O teste é rápido e não invasivo, e usa apenas uma pequena dose de radiação. Os ossos da coluna e do quadril são examinados com mais frequência, pois é onde as fraturas mais sérias tendem a ocorrer.

Mulheres com mais de 65 anos e a maioria dos homens com mais de 70 anos devem fazer um teste, e o teste deve ser repetido periodicamente, dependendo de seus resultados. Se você for mais jovem mas tiver alto risco de osteoporose, pode ser necessário fazer um exame.

Quando você obtiver os resultados da densidade óssea, seu médico irá ajudá-lo a compreendê-los. Você pode ser informado de que tem densidade óssea normal, baixa densidade óssea (osteopenia) ou osteoporose. Se sua densidade óssea estiver abaixo do normal, seu médico pode sugerir um medicamento para osteoporose.

Mesmo tomando medicamentos prescritos para a osteoporose, você deve manter seus níveis de cálcio e vitamina D, além de praticar exercícios que sejam recomendados para você.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...