img

O que você deve saber sobre a apneia do sono

Esse distúrbio do sono é muito comum e acomete mais de dois milhões de brasileiros por ano

A apneia do sono, ou Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é definida como uma redução ou interrupção da respiração durante o sono. Os três tipos do distúrbio são apneia central, apneia obstrutiva e uma mistura de apneia central e obstrutiva.

A apneia central do sono é causada por uma falha do cérebro em ativar os músculos da respiração durante o sono. Já a apneia obstrutiva do sono é ocasionada pelo colapso das vias respiratórias durante o sono.

As complicações da apneia obstrutiva incluem hipertensão, derrames, doenças cardíacas, acidentes automobilísticos e sonolência diurna, bem como dificuldade de concentração, pensamento e memória. É diagnosticada e avaliada pela história, exame físico e polissonografia (estudo do sono).

Os tratamentos não cirúrgicos incluem terapia comportamental, incluindo perda de peso, medicamentos, aparelhos dentários, pressão positiva contínua nas vias aéreas, pressão positiva em dois níveis nas vias aéreas e pressão positiva contínua nas vias aéreas de titulação automática.

Os tratamentos cirúrgicos para apneia obstrutiva do sono incluem cirurgia nasal, cirurgia do palato (incluindo uvulopalatofaringoplastia [UPPP]), terapia de estimulação das vias aéreas superiores, cirurgia de redução da língua, avanço do genioglosso, avanço maxilo-mandibular, traqueostomia e cirurgia bariátrica.

 

Sintomas e sinais de alerta

A apneia do sono, ou a interrupção da respiração por curtos períodos durante o sono, pode causar sintomas à noite, bem como sintomas incômodos durante o dia ou ao acordar. À noite, a apneia do sono é frequentemente associada a:

  • Ronco;
  • Ofegância;
  • Inquietação;
  • Sono de má qualidade (insônia).

Fique alerta aos sintomas que se tornarem constantes e consulte seu médico para um diagnóstico preciso.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...