img

O que você deve saber antes de tomar suplementos de ervas

Conheça algumas ervas usadas como suplementos para tratar doenças e os seus riscos para a saúde

Esses produtos deveriam ser inofensivos. Afinal, você usa ervas o tempo todo quando cozinha. Entretanto, alguns podem não ser seguros, especialmente se você tiver certas condições médicas ou tomar alguns medicamentos específicos. Converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento.

 

Erva-de-São-João

Este suplemento popular é frequentemente utilizado para depressão, ansiedade e problemas de sono. Mas pode causar efeitos colaterais como dor de cabeça, náusea, tontura e boca seca. Além disso, pode aumentar a probabilidade de você sofrer queimaduras solares. Também pode causar problemas se você tomar certos medicamentos – desde remédios para o coração até antidepressivos ou pílulas anticoncepcionais. Ele ainda pode alterar a eficácia do tratamento de quimioterapia.

 

Kava

Supõe-se que este suplemento ajude com ansiedade e insônia. Mas pode causar danos ao fígado, como hepatite. Portanto, você não deve tomá-lo se tiver problemas de fígado ou rins. Kava também pode ser perigoso se você beber álcool ou tomar outras drogas que o deixem sonolento.

 

Ginkgo

As pessoas costumam usar este suplemento para tentar melhorar a memória. Alguns acreditam que o Ginkgo biloba também ajuda na circulação, na função mental e no mal da altitude, entre outros problemas de saúde. Mas pode diluir o sangue e causar sangramento. Isso é especialmente arriscado se você toma medicamentos para afinar o sangue.

 

Arnica

Algumas pessoas acreditam que esfregar o óleo desta planta na pele ajuda a aliviar a dor causada por hematomas, bem como inchaço e dores. Outros tomam o suplemento para tentar ajudar na constipação. Mas comer a erva pode aumentar a pressão arterial e causar batimentos cardíacos acelerados e falta de ar. Em casos mais extremos, pode danificar o fígado, causar coma e até morte.

 

Gengibre

As pessoas tomam este suplemento para tentar aliviar as náuseas causadas por cirurgia, quimioterapia ou enjoo. Às vezes é usado para tratar artrite ou outras dores nas articulações. Mas o gengibre pode causar problemas de coagulação sanguínea, ritmo cardíaco, pressão arterial e níveis de açúcar no sangue. Verifique com seu médico antes de tomar este medicamento se você toma anticoagulantes ou tem diabetes.

 

Goldenseal

Este remédio, que tem uma longa história entre os nativos americanos, é usado para constipação, resfriados, infecções oculares e até câncer. Mas o goldenseal pode afetar o ritmo cardíaco, prejudicar a coagulação sanguínea e diminuir a pressão arterial. Você deve consultar primeiro o seu médico se tiver problemas de coagulação sanguínea ou estiver tomando medicamentos para pressão arterial.

 

Babosa

Esfregar esta planta em uma queimadura ou ferida pode ajudá-la a melhorar e acelerar sua cura. Mas algumas pessoas também tomam por via oral, o que pode causar ritmo cardíaco anormal ou problemas renais. Também pode diminuir os níveis de açúcar no sangue se você tiver diabetes.

 

Éfedra

Também conhecida como ma huang, esta erva tem sido usada há milhares de anos na China e na Índia para tratar tosse, dores de cabeça e sintomas de resfriado. Mais recentemente, tem sido usada para ajudar as pessoas a perderem peso e obterem energia. Mas estudos descobriram que pode aumentar a probabilidade de problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, além de causar um aumento na frequência cardíaca e na pressão arterial. Os médicos também alertam sobre interações possivelmente mortais com muitos medicamentos para o coração. O FDA proibiu a éfedra como suplemento dietético, mas ela ainda pode ser encontrada em alguns chás de ervas.

 

Ginseng

Algumas pessoas tomam este suplemento com a intenção de retardar o envelhecimento. Outros o tomam para diabetes, para aumentar a imunidade ou para ajudar nas relações sexuais. Mas pode levar a uma queda no açúcar no sangue, podendo causar problemas para pessoas com diabetes. Você também não deve usá-lo se tomar anticoagulantes.

 

Cohosh preto

Este suplemento é frequentemente usado para sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos. Algumas mulheres também o utilizam na tentativa de ajudar com a TPM. Mas deve ser proibido para qualquer pessoa com problemas de fígado, porque há uma chance de causar inflamação ou insuficiência. Também deve ser evitado por mulheres com câncer de mama até que se saiba mais sobre como isso pode afetá-las.

 

Alho

Algumas pessoas acreditam que o alho ajuda no tratamento da pressão alta e ainda pode tratar os sintomas do resfriado. Estudos mostram que também pode reduzir um pouco o colesterol. É seguro para a maioria das pessoas, mas o alho pode tornar o sangue mais fluido. Isso pode aumentar o risco de sangramento se você tomar medicamentos para afinar o sangue caso tenha problemas cardíacos.

 

Raiz de alcaçuz

Algumas pessoas usam raiz de alcaçuz para tratar tosse, úlceras estomacais, bronquite, infecções e dor de garganta. Mas pode aumentar a pressão arterial e causar problemas no ritmo cardíaco, por isso consulte primeiro o seu médico se tiver problemas cardíacos. Quantidades excessivas também podem causar problemas para pessoas com doenças renais.

 

Urtiga

Acredita-se que este suplemento ajude com alergias, artrite, pedras nos rins e na bexiga e infecções do trato urinário. Algumas pessoas usam no couro cabeludo para combater a caspa. Mas a urtiga pode fazer seu corpo reter água, então você não deve tomá-la se reter líquidos devido a problemas cardíacos ou renais ou se tomar diuréticos.

 

Matricária

Este suplemento é mais comumente tomado para tentar prevenir enxaquecas. Algumas pessoas também o tomam para artrite e alergias. No entanto, pode causar problemas de coagulação do sangue, por isso não é recomendado para pessoas com doenças cardíacas ou sanguíneas.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...