O que é carvão ativado?
O carvão ativado é derivado da casca de coco ou polpa de madeira
Você pode encontrar carvão ativado em todos os tipos de lugares. De alimentos e pasta de dente a suplementos e itens de higiene pessoal, esse pó preto se parece com o que você usa em uma churrasqueira de quintal, mas não é a mesma coisa. É feito de ingredientes naturais como carvão, casca de coco ou polpa de madeira e dividido em pequenos pedaços.
Como funciona
O carvão é “ativado” quando é aquecido a uma temperatura muito elevada. Isso muda sua estrutura. O aquecimento confere ao pó fino de carbono uma área superficial maior, o que o torna mais poroso. Isso permite que o carvão colete toxinas, produtos químicos e outros materiais indesejados, como cheiros ruins do ar e odores da geladeira.
Envenenamento e overdose de drogas
O carvão ativado pode ajudar em alguns envenenamentos de emergência ou overdoses de drogas. Se ele entrar em seu sistema dentro de uma hora, pode reter algumas das toxinas e impedir que seu corpo as absorva. Um médico do pronto-socorro pode administrá-lo por meio de um tubo de alimentação, que desce pela garganta e chega ao estômago. Mas não é uma cura para tudo. O carvão não parece ajudar a eliminar ácidos, ferro, lítio, álcoois, álcalis ou toxinas da gasolina do corpo.
Tratamento de gases e indigestão
Alguns estudos mostram que o carvão ativado pode ajudar com gases e indigestão. Mas outros estudos discordam. Uma mistura de carvão e simeticona, um medicamento para aliviar os gases, parece ajudar a aliviar a dor, os gases e o inchaço. Mas o carvão ativado também pode causar vômito, portanto, para algumas pessoas, pode até piorar a dor de estômago.
Reduzindo o colesterol
Você pode tentar misturar pó de carvão em alimentos – como vitaminas ou assados – na esperança de diminuir o LDL, ou colesterol “ruim”. Algumas pesquisas mostram que o carvão ativado pode impedir que o corpo absorva o colesterol. Mas os resultados dos estudos são confusos sobre se o consumo de carvão ativado pode realmente reduzir os níveis de colesterol.
Prevenindo ressacas
Às vezes você encontrará carvão ativado misturado a um coquetel. No entanto, ele também está presente em alguns remédios para ressaca. Mas não parece absorver muito bem o álcool. Algumas pesquisas mostram que beber carvão ativado ao mesmo tempo que o álcool pode reduzir um pouco os níveis de álcool no sangue. Entretanto, isso não ajudaria na manhã seguinte.
Branqueamento dos dentes
Algumas pessoas afirmam que escovar os dentes com carvão ativado ajuda a clareá-los. Mas não existem estudos publicados para apoiar esta afirmação de branqueamento natural. Em vez disso, o pó preto fino pode se depositar em pequenas rachaduras nos dentes. Isso faria com que seus dentes parecessem mais escuros em vez de mais claros.
Durante a gravidez
Os cientistas estudaram o carvão ativado para ver se ele ajuda no tratamento de uma condição durante a gravidez chamada colestase. Se você tem esse problema de fígado, a bile não flui como deveria. O efeito colateral mais comum é coceira intensa. O objetivo é descobrir se o carvão se ligaria aos ácidos biliares para ajudar a eliminá-los. Precisaremos de mais pesquisas para saber se realmente funciona.
Infecções de pele e acne
Algumas pesquisas mostram que o uso de carvão ativado em bandagens pode ajudar a curar certas úlceras nas pernas. Também pode ajudar a eliminar os cheiros provenientes de infecções. Outros estudos tiveram resultados mistos sobre se o carvão pode ajudar no tratamento de úlceras ou escaras. Alguns cremes e sabonetes para a pele com carvão ativado prometem eliminar a acne. Mas há pouca ciência para apoiar essas afirmações.
Controlando o odor corporal
Muitas vezes você pode encontrar carvão ativado misturado em sabonetes e desodorantes para ajudar a absorver cheiros. Também é comum em palmilhas que afirmam ser capazes de eliminar o mau cheiro dos pés. Algumas pessoas até tomam por via oral na esperança de que elimine o odor corporal. Mas existem poucos estudos que dizem que realmente é eficaz.
Filtragem de água
Os filtros de água geralmente possuem uma camada de carvão ativado. Pode ajudar a remover cloro, metais pesados e outras substâncias da água da torneira. Contudo, da mesma forma que o carvão remove itens indesejados, ele pode absorver odores da geladeira ou do ar.
Função renal
O carvão ativado pode ajudar os rins a funcionarem melhor, reduzindo a quantidade de resíduos que eles precisam filtrar. Pode ser especialmente útil para pessoas com doença renal.
O carvão ativado é seguro?
O carvão ativado é provavelmente seguro para a maioria das pessoas se você usá-lo apenas por um curto período de tempo. Existem alguns efeitos colaterais possíveis, como prisão de ventre. Em casos raros, pode causar bloqueios e desidratação. Também pode impedir que seu corpo absorva alguns medicamentos. Verifique com seu médico antes de iniciar o uso, caso você esteja tomando algum remédio.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br