Novembro Roxo: mês da conscientização sobre a prematuridade
Entenda como prevenir o nascimento antecipado na gestação
O Dia Mundial da Prematuridade é celebrado anualmente no dia 17 de novembro. Entretanto, todo o mês é dedicado à conscientização da população sobre causas e consequências do parto prematuro, que afeta 15 milhões de crianças por ano em todo o planeta. Hoje, o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo, com cerca de 300 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação.
Dessa forma, o movimento Novembro Roxo é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade. Seu objetivo principal é alertar sobre o crescimento do número de partos prematuros e formas de prevenção, além de disseminar informações sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, sua família e a sociedade.
No Brasil, uma das metas do Novembro Roxo é propor ações para reduzir as taxas de prematuridade em toda a rede de saúde do país. O nascimento prematuro pode ser responsável pelo desenvolvimento de problemas cerebrais e exposição dos recém-nascidos a experiências estressantes e dolorosas enquanto internados na unidade neonatal.
Durante o mês de novembro, o Ministério da Saúde propõe ações que levam ao desenvolvimento adequado dessas crianças. A oferta de suporte às necessidades biológicas, ambientais e familiares dos pequenos estão entre as iniciativas. O que, na prática, significa oferecer uma abordagem assistencial humanizada e qualificada.
Alguns cuidados e medidas saudáveis podem ser adotados pelas mulheres e suas famílias durante a gestação para ajudar a prevenir ou diminuir o risco de prematuridade. São eles:
- Estilo de vida:
A adoção de um estilo de vida mais saudável é uma aliada para garantir uma gravidez igualmente saudável. Isso inclui ingestão diária adequada de água, dieta equilibrada rica em nutrientes, evitar fumar e consumir álcool, prática de exercícios físicos leves – com orientação médica – e redução do estresse.
- Cuidados pré-natais adequados:
Após a confirmação da gravidez, é primordial iniciar o acompanhamento médico pré-natal o mais cedo possível. Essas consultas regulares permitem ao médico monitorar o progresso da gestação e identificar previamente qualquer sinal de risco de prematuridade.
- Planejamento familiar:
O espaçamento adequado entre as gestações pode reduzir o risco de prematuridade. Conversar com um profissional de saúde e tirar dúvidas sobre o planejamento familiar e os intervalos adequados entre as gestações é importante.
- Evitar infecções:
Se cuidar e tomar medidas que previnam infecções durante a gestação é fundamental. Isso inclui evitar contato com pessoas doentes, lavar as mãos regularmente e seguir as orientações médicas sobre vacinação, especialmente contra a gripe e a rubéola.
- Controle das condições clínicas:
Se a gestante tiver condições médicas pré-existentes – como diabetes e hipertensão – é importante adotar cuidados para mantê-las sob controle, além de seguir o tratamento adequado recomendado pelo médico.
- Evitar substâncias nocivas:
Com uma criança a caminho, a gestante precisa cuidar de sua saúde pensando em dois. Evitar o uso de drogas ilícitas e substâncias tóxicas para o organismo é fundamental para a saúde do bebê e para a prevenção da prematuridade.
Informe-se e cuide-se! O conhecimento pode salvar vidas!
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br