Novembro Azul: mês da conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem
O câncer de próstata é responsável por cerca de 29% dos casos de câncer em homens no Brasil
O mês de novembro é dedicado à conscientização acerca do câncer de próstata e da saúde do homem. A campanha denominada ‘Novembro Azul’ foi iniciada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de alertar para a importância de exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de próstata – o mais comum entre os homens brasileiros após o câncer de pele.
Por conta das celebrações em torno do tema, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde transformaram o Novembro Azul no maior movimento em prol da saúde masculina, com a divulgação de ações e iniciativas importantes ao longo de todo o mês.
No Brasil, o câncer de próstata engloba cerca de 29% dos casos totais de câncer, segundo dados do INCA. Foram registrados mais de 70 mil novos casos no país somente em 2023. O movimento busca conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo, reforçando a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e do acesso à saúde.
Sintomas e diagnóstico
Muitos casos do câncer de próstata são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais essencial. Contudo, entre os principais sintomas da doença, estão:
- Dificuldade para urinar;
- Dores da região pélvica;
- Sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro;
- Diminuição do jato de urina;
- Presença de sangue na urina ou no sêmen.
Ao sinal de qualquer um desses sintomas, é necessário procurar um urologista – médico especialista em saúde masculina – que realizará os exames necessários para avaliar o diagnóstico e orientar sobre o tratamento adequado.
Por causa do preconceito que envolve o exame de próstata, muitos homens recebem o diagnóstico da doença apenas quando ela já está em estados mais avançados, o que explica a sua alta taxa de mortalidade. Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem grandes chances de cura.
Prevenção
De acordo com o INCA, existem algumas medidas preventivas que podem ajudar:
- Fazer o exame da próstata periodicamente e um check-up regular;
- Manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal;
- Fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física;
- Manter o peso adequado à altura;
- Identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol;
- Diminuir o consumo de álcool;
- Não fumar;
- Praticar sexo seguro;
- Cuidar da saúde mental.
Exames regulares
Além do exame da próstata, há outros cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde. Alguns testes e exames que precisam ser realizados com frequência são:
- Verificação da pressão arterial;
- Hemograma completo;
- Dosagem da glicemia;
- Dosagem do colesterol;
- Testes de urina;
- Atualização da carteira de vacinação;
- Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
Cuide-se!
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br