img

Menopausa: Como se preparar para os desafios físicos e psicológicos

A ginecologista Marcela Coelho, da rede Meu Doutor Novamed, aborda sintomas e oferece dicas para lidar com a fase

A saúde da mulher está constantemente associada às variações de seu ciclo menstrual ao longo da vida. A menarca, ou início do ciclo, e o período em que ele fica em suspenso, como durante a gravidez, são amplamente discutidos pela sociedade. No entanto, a menopausa ainda gera muitas dúvidas. A queda nos níveis hormonais acarreta uma série de modificações físicas e psicológicas, que podem afetar a rotina,  gerando desafios durante esse período. Diante desse cenário, a ginecologista Marcela Coelho, da unidade de Osasco da rede Meu Doutor Novamed, esclarece dúvidas e compartilha dicas para quem está passando por esta fase.  

 

De que forma a menopausa afeta a saúde mental das mulheres? Quais são as queixas mais frequentes?

As mulheres na menopausa têm uma predisposição a desenvolver depressão e ansiedade. Essas condições estão ligadas tanto a queda de nível de estrogênio quanto as mudanças físicas e na qualidade de vida que ocorrem neste período. Sintomas como ondas de calor e baixa libido podem impactar na autoestima e nos relacionamentos dessas mulheres.   

 

Quais são os sintomas mais comuns na saúde mental?

Os sintomas mais comumente referidos pelas pacientes que atravessam o climatério são: irritabilidade, intolerância e hiper-reatividade a situações simples, insônia, ansiedade, indisposição e falta de vontade de interagir socialmente, além de baixa libido e impacto nos relacionamentos familiares, principalmente com seus parceiros ou parceiras. Elas também relatam tristeza repentina e choros sem motivação. 

 

Como lidar com as mudanças de humor?

A mudança de humor relacionada ao climatério é uma questão delicada e que atinge diretamente a vida das pacientes, principalmente no âmbito social.  É fundamental adotar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, atividades físicas diárias e consumo adequado de água.  O acompanhamento especializado com psicólogo ou psiquiatra também é essencial. Além disso, existem tratamentos medicamentosos que, quando bem indicados, podem trazer bons resultados.

 

Como evitar os problemas para dormir que a menopausa pode acarretar?

A prática de hábitos saudáveis também colabora de forma direta na qualidade do sono. É recomendável evitar telas por, pelo menos, uma hora antes de se deitar, mentalizar positividade e até meditar.

 

Há como se prevenir, antes de a menopausa começar, dos sintomas que possam afetar a saúde mental das mulheres?

Parece redundante, mas a melhor forma de prevenir os sintomas climatéricos, inclusive os que afetam a saúde mental, é a prática de hábitos saudáveis, principalmente a atividade física. Estudos recentes indicam que o fortalecimento muscular, principalmente dos membros inferiores, está diretamente relacionado a uma menor incidência de transtornos psiquiátricos e demências em idosos. Além disso, conversar com seu médico para alinhar sua rotina e preparar os familiares para as mudanças que virão são, com certeza, terão impacto significativo nos sintomas e diminuirão o risco de desenvolver psicopatias associadas a essa fase da vida da mulher.

 

Quais atividades auxiliam em uma melhor saúde mental para quem já está na menopausa?

A prática de atividade física, se possível musculação, mas para quem está sedentário, iniciar com uma caminhada, é um ótimo começo. Assim como a alimentação saudável, a boa ingestão de água, que está associada a um melhor funcionamento dos sistemas cardiovascular, renal e neurológico , evitar o excesso de exposição às telas próximo à hora de dormir, entre outros. Avaliar com seu médico sobre a suplementação de possíveis deficiências vitamínicas, quando necessário, também é um ponto importante e deve ser levado em conta.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...