Inverno x alimentação: conheça as frutas e legumes que aumentam a imunidade na estação mais fria do ano
Confira as frutas e legumes que são verdadeiras aliadas da saúde durante as temperaturas mais baixas
O frio e as temperaturas mais baixas são umas das características mais marcantes do inverno. Assim, durante essa estação do ano, é muito comum que a imunidade do corpo diminua juntamente com os graus Celsius. Nesse cenário, a alimentação se torna uma importante aliada para garantir que a imunidade do corpo continue alta mesmo nos climas mais intensos. Algumas frutas e vegetais sazonais, ou seja, que são de época, ajudam com esse objetivo.
Independentemente da estação do ano, nutricionistas recomendam que o consumo diário de frutas seja de 4 a 5 porções. Diversificar as frutas e incluí-las nas refeições – no prato ou como sobremesa – ajudam a chegar nessa meta. Desse modo, as frutas se complementam, entregando propostas complementares e garantindo os nutrientes essenciais para a saúde e para um bom funcionamento do organismo.
Frutas do inverno
Na estação mais fria do ano, as frutas cítricas devem fazer parte do cardápio alimentar. Além de fazerem super bem à saúde, essas frutas possuem propriedades imunológicas. Ricas em vitamina C, as frutas cítricas contêm fibras que ajudam na saúde do intestino e auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Confira:
Tangerina
Também conhecida como bergamota ou mexerica, a tangerina é uma fruta rica em vitamina C. Uma das principais aliadas para fortalecer o sistema imunológico, essa fruta ajuda na prevenção de gripes e resfriados.
Acerola
Além de deliciosa e perfeita para sucos diferentes, a acerola também conta com alta concentração de vitamina C, sendo uma excelente aliada para a imunidade durante o inverno – e as outras estações do ano.
Laranja
A laranja é uma fruta deliciosa e multifuncional. Além de ser fonte de vitamina C, essa fruta também é uma ótima opção para consumir nos intervalos ou depois das refeições, pois auxilia na absorção de ferro.
Limão
Utilizado em sucos e como tempero em diferentes refeições, o limão é outra excelente fonte de vitamina C, ajudando a aumentar a imunidade.
Kiwi
Apesar do kiwi não ser uma fruta sazonal do inverno – pois está disponível o ano todo –, é durante a estação mais fria do ano que o kiwi tem a sua ação potencializada, devido ao seu alto teor de vitamina C e outros antioxidantes.
Vegetais do inverno
No frio do inverno, nada mais gostoso e aconchegante do que comer um prato saboroso e quentinho. Assim como no restante do ano, a recomendação dos nutricionistas é que a metade do prato seja de vegetais (legumes e verduras). Sejam em sopas, caldos, assados, purês ou refogados, os vegetais são muito importantes para o cardápio alimentar. Confira as melhores opções de vegetais para a estação mais fria do ano:
Couve
Uma excelente escolha de vegetal para refogados e sopas, a couve é rica em vitamina K e C, aliadas do sistema imunológico. Também pode ser utilizada em sucos verdes.
Abóbora cabotiá ou moranga
Rica em betacaroteno e vitamina A, a abóbora é um vegetal multifuncional delicioso. Podendo ser adicionada em sopas, cremes e assados, a abóbora é uma ótima opção para a alimentação do dia a dia.
Beterraba
A beterraba também é um vegetal multifuncional que pode ser assada, cozida ou acrescentada em sopas ou feijões. Rica em folato e antioxidantes, a beterraba ainda pode ser adicionada em sucos.
Cenoura
Podendo ser utilizada em purês, sopas ou assados, a cenoura é uma ótima fonte de betacaroteno. Além disso, esse vegetal também funciona para petiscos e receitas veganas e vegetarianas.
Aipim
Também conhecido como mandioca, o aipim é fonte de carboidratos complexos. Esse vegetal é excelente para o preparo de sopas e assados.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br