img

Higiene bucal: você sabe quais cuidados diários deve ter com o seu sorriso?

Saiba qual é a melhor opção de escova e pasta de dente na hora das compras

O Dia Mundial da Saúde Oral é celebrado no dia 20 de março. Criada em 2007, essa data visa aumentar a conscientização e incentivar ações para promover a boa saúde bucal da população. Doenças bucais são um problema para cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo e podem causar desconforto, perda de autoconfiança e isolamento social, além de outros problemas graves de saúde.

A World Dental Federation (FDI) – responsável pela organização das comemorações acerca da data – acredita que as doenças orais exigem ações individuais, familiares e comunitárias. O tema do Dia Mundial da Saúde Oral deve inspirar as pessoas a perceberem a importância da saúde bucal para uma melhor qualidade de vida, permitindo uma vida mais longa e saudável.

A boca é a maior cavidade do corpo humano a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e/ou outros microrganismos prejudiciais à saúde. Desse modo, uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas na boca e nos dentes. Confira abaixo alguns hábitos diários para manter um sorriso bonito e saudável.

 

Escolha a escova de dentes correta

Na maioria dos casos, o melhor modelo de escova de dentes é o de cabeça pequena e arredondada, com cerdas macias e polidas. Esse tipo de escova não fere a gengiva durante a escovação e não desgasta o esmalte dos dentes ao longo dos uso. Além disso, é essencial trocar a escova de dentes a cada três meses. Esse é o seu tempo de "vida útil” devido ao desgaste das cerdas que, após esse tempo, podem ter a sua eficácia comprometida.

 

Escove os dentes regularmente durante o dia

É muito importante escovar os dentes corretamente após todas as refeições, para evitar o acúmulo de resíduos dos alimentos e eventuais doenças. A escovação dos dentes antes de dormir também é essencial. Ademais, o fio dental será o seu melhor amigo e deve ser utilizado sempre após cada escovação. 

Ele deve ser considerado um item essencial, assim como a pasta e a escova de dentes. O uso do fio dental é tão importante quanto à escovação para garantir dentes e gengiva saudáveis, pois consegue remover a placa bacteriana e os alimentos de lugares onde a escova não consegue chegar com facilidade.

 

Dê preferência a cremes dentais com flúor

O flúor é um mineral natural que auxilia na proteção do esmalte dos dentes, acelerando a sua recomposição que é constantemente desgastada e, assim, consegue impedir a ação das bactérias. Portanto, na hora das compras de farmácia, opte por cremes dentais com flúor em sua composição.

 

Além destes hábitos diários, algumas outras recomendações mais gerais são: ter uma alimentação saudável, evitando o consumo excessivo de doces e açúcar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo; limpar a língua regularmente utilizando um raspador, para retirar a saburra lingual; e, um dos mais importantes, ir ao dentista pelo menos a cada 6 meses. A prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de cuidar da saúde bucal.

Cuide-se e sorria sem medo!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...