Especialista em Neurociência, Telma Abrahão, explica os malefícios da educação baseada no medo
A escritora best-seller esclarece como o medo age no sistema nervoso e porque ele atrapalha o aprendizado das crianças
Crescer sob ameaças, gritos e castigos foi a realidade de algumas gerações educadas com frases como “Se você não parar de chorar, vai apanhar” ou “Se você se comportar mal, não vai brincar”, fora as pérolas do medonho “Homem do Saco” que recolhia crianças malcriadas. Mas passar por esse período tão importante do desenvolvimento cerebral e emocional humano, com uma educação baseada no medo, deixa sequelas.
A especialista em Neurociência e Desenvolvimento Infantil, Telma Abrahão, explica por que não se deve agir dessa forma com as crianças: “O medo ‘desliga’ as partes racionais do cérebro ligadas ao aprendizado, além de aumentar a produção de hormônios do estresse como cortisol e adrenalina, o que impacta negativamente no desenvolvimento do cérebro da criança que ainda é imaturo. Na verdade, uma educação baseada em ameaças, gritos e medo prejudica a saúde emocional de qualquer ser humano”, afirma.
O cérebro precisa de segurança para se desenvolver de forma saudável, por isso é tão importante que os pais aprendam a lidar com as próprias emoções, principalmente com a raiva, pois dessa forma, podem dar educação emocional para os filhos.
“Precisamos ter em mente que nós somos os adultos da relação, portanto somos os únicos capazes de usar a razão para lidar com a emoção, já que as crianças ainda não possuem essa habilidade. Não devemos focar no medo e na ameaça como forma de motivar a criança a fazer o que queremos, mas sim prestar atenção em suas necessidades emocionais e ensinar a importância do que estamos pedindo a elas”, explica a especialista.
A Educação Neuroconsciente é baseada na segurança física e emocional e é exatamente isso que devemos disseminar: “Hoje temos um conhecimento sobre neurociência e desenvolvimento infantil que nossos pais e avós não tiveram. Eles nos educaram de uma forma muito similar ao que foram educados - muitas vezes na base do medo e ameaças - por isso levar conhecimento embasado em ciência para as famílias é tão importante, assim podemos quebrar esse ciclo e deixarmos adultos emocionalmente saudáveis nessa e nas próximas gerações”, finaliza Telma.
* Criadora da Academia da Educação Neuroconsciente, com certificações chanceladas pelo MEC, Telma Abrahão recentemente formou a primeira turma de Profissionais Neuroconscientes, composta por pedagogos, pediatras, mães, entre outros. Além das certificações, a especialista leva esse conhecimento também através de seus 13 livros publicados, entre eles os best-seller’s, “Pais que Evoluem” e “Educar é um ato de amor, mas também é ciência”, e de conteúdos diários nas redes sociais.
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