img

Endometriose: o que é e quais são os sintomas

Conheça a doença ginecológica que afeta mais de 176 milhões de mulheres em todo o mundo

A endometriose é uma doença ginecológica que ocorre quando o tecido que reveste o útero da mulher começa a crescer fora dele, em outras partes do corpo. O útero é revestido por um tecido chamado endométrio, afetado diretamente pelos hormônios. Durante o ciclo menstrual, esse tecido engrossa e é expelido do corpo.

Considerada uma das doenças da mulher moderna, a endometriose é uma afecção inflamatória causada por células desse endométrio que pode afetar outros órgãos da cavidade abdominal, como os ovários, a bexiga, o reto e o intestino grosso. Nesses casos, a paciente é diagnosticada com endometriose.

Essa doença é conhecida por causar dores intensas – principalmente de cólicas menstruais – e outros sintomas, como infertilidade e sangramento menstrual anormal, afetando a qualidade de vida. Desse modo, no final do ciclo menstrual, normalmente o endométrio é expelido do corpo através da menstruação. Em quadros de endometriose, isso não acontece, ocasionando dores intensas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose afeta 176 milhões de mulheres em todo o mundo. No Brasil, os números ultrapassam sete milhões de mulheres, afetando cerca de 10% da população feminina – sendo mais frequente em mulheres em idade fértil, entre 25 e 35 anos de idade.

 

Principais sintomas de endometriose

Os sintomas da endometriose variam em cada caso, podendo ir de leves a severos. Enquanto algumas mulheres sentem apenas dor abdominal leve, outras podem sentir dor intensa. As dores mais características da doença são as cólicas menstruais muito mais fortes que o comum. Entretanto, o corpo também pode apresentar outros sinais, como:

  • Dor durante as relações sexuais;
  • Dor ao urinar ou defecar durante a menstruação;
  • Sangramento excessivo durante a menstruação;
  • Fadiga;
  • Infertilidade ou dificuldade de engravidar.

 

Causas de endometriose

Ainda não se sabe exatamente as causas da endometriose. Entretanto, estudiosos afirmam que fatores genéticos, problemas no sistema imunológico, hormônios (em especial o estrogênio, que parece promover a endometriose) e problemas com o fluxo do período menstrual podem estar envolvidos com o desenvolvimento da doença.

 

Diagnóstico de endometriose

O diagnóstico da endometriose é feito por um ginecologista que, a partir da suspeita clínica ao exame físico, encaminha a paciente para realizar outros tipos de exames de confirmação. A ultrassonografia transvaginal e pélvica e a ressonância magnética são os principais métodos por imagem para detecção da doença. 

Além disso, o exame de sangue chamado CA-125 também é recomendado, pois ele funciona como um marcador de endometriose que se altera nos casos mais avançados da doença.

 

Tratamento de endometriose

A endometriose é uma doença ginecológica que não tem cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e manter a qualidade de vida da mulher. São eles:

  • Analgésicos para aliviar a dor;
  • Terapia hormonal para reduzir a produção de estrogênio;
  • Cirurgia para remover o tecido endometrial.

O tratamento escolhido para cada caso depende da gravidade da doença e dos sintomas. Em casos leves, apenas os analgésicos já são suficientes. Em casos mais graves, a terapia hormonal ou a cirurgia podem ser recomendadas. Além dos sintomas, também é levado em conta a idade da paciente e a possibilidade de engravidar no futuro.

Os tipos de tratamento devem ser prescritos por um ginecologista especialista em endometriose e podem ser feitos simultaneamente para melhor resultado. Além disso, manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e atividades físicas regulares também ajuda no controle dos sintomas e na manutenção da saúde da paciente.

 

Mulher: faça seu check-up anual, mantenha hábitos mais saudáveis e cuide-se!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...