Dieta e nutrição: você conhece todos os benefícios da maçã?
De prevenção de doenças a controle de peso, esta fruta é uma verdadeira aliada à saúde
A maçã é uma das frutas mais cultivadas e consumidas no mundo. Como algumas pessoas já costumam dizer, é verdade que o seu consumo diário traz diversos benefícios para o corpo. Uma maçã média - fresca e inteira - tem cerca de 80 calorias, 1g de proteína, 19g de açúcar natural e zero gordura, sódio ou colesterol. Confira a seguir uma lista com os 9 principais benefícios da maçã.
Compensa a perda de memória em casos de Alzheimer
A maçã possui o pigmento vegetal quercetina mais do que a maioria das outras frutas e vegetais. Este produto químico derivado de plantas, chamado flavonoide natural, protege as células em todo o corpo, incluindo as do cérebro. Além disso, esta fruta é rica em antioxidantes que podem ajudar a compensar a perda de memória causada por diferentes tipos de danos às células. Dessa forma, segundo estudo, o consumo frequente de maçã pode auxiliar o humor e comportamento de pessoas com doença de Alzheimer, em casos leves e moderados.
Auxilia na prevenção do câncer de pâncreas
Os flavonoides, citados acima, dão à maçã a sua cor, protegem-na de elementos nocivos do meio ambiente e reparam os danos à pele e às células. Pesquisas de laboratório em andamento afirmam que a quercetina, além de ajudar as células cerebrais, também preserva as células do pâncreas, ajudando na prevenção do câncer no órgão.
Diminui o risco de diabetes tipo 2
Continuando no pâncreas, ele desempenha um papel essencial no processamento do açúcar na corrente sanguínea. Segundo estudos, como os flavonoides presentes na maçã ajudam a manter as células desse órgão saudáveis, elas ficam mais capazes de realizar esse importante trabalho e, assim, diminui-se o risco de diabetes tipo 2.
Ajuda a manter ou perder peso
Uma maçã de tamanho médio tem cerca de 3g de fibra, nutriente cujo retarda a digestão, o que ajuda você a se sentir saciado por mais tempo. A fruta também possui uma baixa carga glicêmica, ou seja, não aumenta muito o açúcar no sangue e nem o faz pensar que ainda está com fome, podendo impedi-lo de petiscar e ajudá-lo a manter seu peso ou no processo de emagrecimento.
Reduz as chances de desenvolvimento de câncer colorretal
De acordo com um grupo de pesquisadores, o consumo diário de pelo menos uma maçã média pode diminuir as chances de desenvolvimento de câncer de cólon. As fibras e os flavonoides contidos na fruta ajudam a proteger o revestimento dos intestinos - tanto o grosso quanto o delgado - e a manter suas células saudáveis.
Auxilia a saúde intestinal
A maçã é uma fonte natural de pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda no transporte dos alimentos através do sistema digestivo e o mantém regular. Outro benefício desta fibra é que as bactérias intestinais “boas” adoram se alimentar de pectina, o que pode ajudar a multiplicá-las, evitando algumas doenças crônicas e o câncer no intestino.
Ajuda na saúde do coração
Segundo estudos de laboratório, a combinação de produtos químicos vegetais, pectina e fibras da maçã auxilia na proteção das células do coração e dos vasos sanguíneos contra danos. Além disso, a pectina e as fibras também podem ajudar a diminuir o LDL, o colesterol “ruim”, que pode se acumular nas artérias e levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas.
Diminui as chances de asma e melhoram a função pulmonar
A maçã, assim como outras frutas e vegetais, tem propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas naturais, o que significa que pode ajudar no combate à asma e outros problemas respiratórios, melhorando a função pulmonar.
Contribui com o sistema imunológico
Apesar de não poder competir com a laranja nesse quesito, a maçã oferece cerca de 10% da vitamina C que você precisa todos os dias. Isso, mais a fibra solúvel que é obtida da pectina, faz desta fruta uma grande defesa contra qualquer germe que possa atacar seu sistema imunológico. E, caso fique doente, ela ainda pode ajudá-lo a se recuperar de forma mais rápida.
Fique longe das sementes
Apesar de todos os benefícios da maçã para a saúde, a ingestão de suas sementes é proibida em grandes quantidades. Elas contêm amigdalina, um composto químico natural que se torna cianeto em seu corpo. Caso você coma acidentalmente uma semente, não fará mal, pois seu corpo consegue desintoxicar pequenas quantidades de cianeto por conta própria. Porém, a ingestão em grande quantidade pode liberar amigdalina suficiente para ser prejudicial à sua saúde.
Não descasque a casca
É na casca que a maçã armazena dois terços da fibra que auxilia o seu sistema digestivo. Além disso, sua casca também contém muitos antioxidantes e substâncias naturais que ajudam na proteção das células de alguns dos danos que podem causar diferentes tipos de câncer, doenças cardíacas e derrames. Porém, se você está preocupado com agrotóxicos, certifique-se de lavar bem a fruta antes de comê-la.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br