Dia da Saúde Ocular (10/07): você sabe como cuidar dos seus olhos?
Para usufruir de uma boa e longa saúde ocular, é preciso adotar alguns cuidados diários
Conjuntivite, catarata, tracoma, glaucoma… Essas são algumas das principais doenças oculares que acometem a população. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio da visão. E, dentro deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Entretanto, se muitas dessas situações fossem tratadas com antecedência, poderiam ter sido evitadas.
O Dia da Saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho, foi criado com o objetivo de alertar a população e os profissionais de saúde para a importância do cuidado com a saúde dos olhos e para os benefícios das medidas preventivas. A prevenção e o diagnóstico precoce de algumas doenças oculares podem auxiliar na eficácia do tratamento e evitar a possível perda de visão.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) destaca a importância do cuidado diário com a saúde ocular, atentando-se a sintomas como olho vermelho, secreção, fotofobia, lacrimejamento, dor de cabeça, entre outros. Em casos do aparecimento desses sintomas, é importante procurar um médico oftalmologista.
Visitas periódicas ao oftalmologista são a forma mais eficaz de prevenção contra possíveis problemas oculares. A SBO recomenda consultas oftalmológicas na infância e na idade adulta. A partir dos 40 anos, a recomendação é um exame anual. Contudo, pessoas com histórico familiar de alguma doença ocular devem fazer exames com mais frequência desde a infância.
Os olhos são órgãos muito sensíveis e estão sempre expostos ao contato natural, físico ou cosmético. Portanto, além das visitas regulares a um médico oftalmologista, é importante cultivar alguns hábitos e cuidados com os olhos, para manter uma boa e longa saúde ocular. São eles:
- Manter sempre a região dos olhos limpa – e higienizar ao menos uma vez por dia para remover impurezas e secreções secas;
- Evitar coçar a região dos olhos;
- Proteger os olhos dos raios UV;
- Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
- Piscar com mais frequência, fazendo pausas repetidas, para a lubrificação das córneas;
- Remover a maquiagem antes de dormir e não usar produtos fora do prazo de validade;
- Não compartilhar produtos de maquiagem;
- Não utilizar colírio sem indicação médica;
- Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por um médico oftalmologista;
- Em caso de uso de lentes de contato, sempre lavar bem as mãos ao manuseá-las e higienizar as lentes com produtos indicados pelo fabricante – além de sempre higienizar o estojo das lentes também;
- Usar protetor ocular em situações de risco;
- Lavar os olhos com bastante água limpa caso caia qualquer substância na região;
- Manter o controle da hipertensão e da diabetes, para evitar problemas oculares provocados por essas doenças;
- Consumir mais peixe, pois é rico em ômega 3 e contém vitaminas A, B, D e E, que são essenciais para a saúde e ótimas para a visão;
- Manter um estilo de vida mais saudável, com prática regular de exercícios físicos e boa alimentação.
Cuide-se!
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br