img

Colesterol e triglicerídeos: você sabe controlar seu colesterol?

Saiba quais hábitos do dia a dia podem afetar os seus níveis de colesterol

Os seus níveis de colesterol informam o seu médico sobre as gorduras no sangue. Os níveis prejudiciais à saúde estão associados ao endurecimento das artérias, o que pode causar diversos problemas graves, como doenças cardíacas, ataques cardíacos e derrames. Seus números incluem colesterol "ruim" (LDL), "bom" (HDL) e triglicerídeos, as principais gorduras do nosso corpo.

Se você entende o que significa os números do seu exame de colesterol e o que pode afetá-los, você pode fazer algumas coisas para ajudar a gerenciá-los. Veja abaixo alguns hábitos que podem influenciar - de forma positiva ou negativa - as suas taxas.

 

Exames periódicos

Níveis de colesterol prejudiciais normalmente não causam sintomas, por isso é importante verificá-los com frequência. Se você descobrir que tem algum problema, uma dieta específica, mudanças no estilo de vida e medicamentos podem ajudar. Depois dos 20 anos, seu médico vai querer fazer um exame de sangue simples regularmente para ter certeza de que os números estão na faixa saudável. Se seus níveis estiverem baixos, ele ficará de olho neles para ver se é necessário iniciar um tratamento.

 

Exercícios regulares

O exercício regular é uma das melhores maneiras de controlar o colesterol. Você não precisa correr uma maratona: 40 minutos de caminhada, natação, ciclismo ou dança, de três a quatro vezes por semana já bastam. Além disso, o treinamento de resistência, com flexões e pesos, também pode ajudar.

 

Ficar muito tempo sentado

Ficar sentado por muito tempo pode causar obesidade, doenças cardíacas e hipertensão, pois reduz o colesterol "bom" e aumenta os níveis de triglicerídeos, mesmo que você faça atividade física regularmente. Se você trabalha em uma mesa e fica sentado a maior parte do seu dia, tente se levantar para se mover a cada 30 minutos e fazer alongamentos.

 

Fumar

O cigarro reduz sua taxa de colesterol "bom", além de estar relacionado a doenças graves, como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. Parar de fumar pode melhorar seus níveis de colesterol e ajudar a proteger suas artérias. Se você não fuma, faça o possível para ficar longe do fumo passivo, que também pode vir a ser prejudicial.

 

Cuidar do seu peso

A existência de muitos quilos extras, especialmente em volta da barriga, pode aumentar o colesterol “ruim” (LDL) e diminuir o “bom” (HDL). Perder apenas 10% do seu peso já poderá fazer uma grande diferença e realmente ajudar nos seus números. Converse com seu médico sobre a melhor dieta e programa de exercícios para ajudá-lo a perder peso de forma saudável.

 

Comer muita gordura saturada

A gordura saturada está presente em alimentos como a carne de vaca, porco, cordeiro e laticínios gordurosos - manteiga, creme, leite, queijo e iogurte -, bem como óleos tropicais - palma e coco. Todos esses alimentos podem aumentar seu LDL, ou colesterol "ruim". Hábitos que podem ajudar é eliminar a gordura visível das carnes e dar preferência ao leite e ao iogurte desnatado. Se o seu LDL estiver alto, você não deve ingerir mais do que 6% de suas calorias de gordura saturada. Fique atento!

 

Comer muita gordura trans

Também chamados de gorduras ou óleos "parcialmente hidrogenados", você os encontra em alimentos fritos, doces, massas de pizza, bolos, donuts, biscoitos e muitos alimentos pré-embalados. Eles aumentam seus níveis de colesterol ruim e reduzem as coisas boas. Verifique os rótulos dos alimentos para limitar as gorduras trans. Coma muitas frutas, vegetais, grãos inteiros, laticínios com baixo teor de gordura, aves, peixes e nozes para equilibrar sua alimentação.

 

Cortar todas as gorduras

Vale ressaltar que as gorduras não são todas ruins. Substitua as gorduras saturadas e trans por gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, que são mais saudáveis. Você encontrará essas gorduras em alimentos como o salmão, arenque (peixe), abacate, azeitonas, nozes e óleos vegetais líquidos - canola, girassol e azeite de oliva. Mas certifique-se de que não mais que 30% de suas calorias diárias venham de qualquer tipo de gordura.

 

Não consumir fibras

Existem dois tipos de fibras: solúveis, que se dissolvem em água, e insolúveis, que não se dissolvem. Ambas são boas para a saúde do coração, mas as fibras solúveis, em particular, ajudam a diminuir os níveis de LDL. Adicione-a à sua dieta com uma tigela de mingau ou farelo de aveia pela manhã, frutas, feijão, lentilha ou vegetais.

 

Beber demais

Exagerar no consumo de álcool pode prejudicar os níveis de colesterol e, em particular, pode aumentar o nível de gordura no sangue. Os homens não devem beber mais do que dois drinks por dia; e as mulheres, um.

 

Ignorar outras condições

É importante compreender e tratar todos os problemas médicos relacionados às taxas de colesterol ruim, como hipertensão, diabetes, doença renal, doença hepática e hipotireoidismo. Se você tem uma dessas condições e a administra bem, você também pode ajudar com seus números de colesterol.

 

Esquecer de tomar sua medicação 

Siga as instruções do seu médico sobre todas as prescrições. Se você se esquecer de tomar algum remédio, não tente "compensar" as doses tomando mais na próxima vez. Pode não funcionar como deveria e ainda deixá-lo tonto ou enjoado. Além disso, certifique-se de informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos que você já toma. Alguns medicamentos podem causar problemas se forem tomados ao mesmo tempo que outros.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...