img

Chocolate amargo: conheça seus 7 benefícios para a saúde

Esse alimento delicioso é mais nutritivo do que muitos pensam

De acordo com estudos, apesar de muitas pessoas o considerarem um “vilão”, o chocolate amargo é uma ótima fonte de nutrientes importantes para a saúde e o bem-estar. Feito da semente do cacaueiro, esse alimento é uma das melhores fontes de antioxidantes existentes. Confira a lista abaixo com 7 benefícios comprovados do chocolate amargo:

 

1. Grande fonte de antioxidantes

Esse tipo de chocolate é repleto de compostos orgânicos biologicamente ativos que funcionam como poderosos antioxidantes, como os flavonóis, catequinas e polifenóis, entre outros. O chocolate amargo possui muito mais antioxidantes do que a maioria dos outros alimentos e do que qualquer outra fruta, incluindo mirtilos e açaí.

 

2. Muito nutritivo

Um chocolate amargo de qualidade e com alto teor de cacau é extremamente nutritivo. Ele é rico em minerais, como potássio, fósforo, zinco e selênio, e contém uma quantidade razoável de fibra solúvel. O seu perfil de ácidos graxos também é relativamente bom. 

As gorduras consistem principalmente em ácido oleico, uma gordura saudável para o coração também encontrada no azeite; ácido esteárico, que tem um efeito neutro sobre o colesterol corporal; e o ácido palmítico, que pode aumentar os níveis do colesterol, mas representa apenas ⅓ das calorias totais de gordura. 

Uma barra de 100 g de chocolate amargo com 70-85% de cacau, contém cerca de:

- 11 g de fibras

- 57% do VD para magnésio

- 66% do VD para ferro

- 85% do VD para manganês

- 196% do VD para cobre

Contudo, 100 g é uma quantidade muito grande para o consumo diário e até semanal, já que esses nutrientes também vêm junto com 600 calorias e quantidades moderadas de açúcar. Sendo assim, é extremamente importante que o chocolate amargo seja consumido com moderação.

 

3. Aumenta o HDL e protege o LDL da oxidação

Consumir chocolate amargo pode melhorar alguns fatores de risco importantes para diversas doenças, como o colesterol alto. Segundo estudos, o consumo desse alimento diminui significativamente os níveis de colesterol total, triglicerídeos e colesterol LDL (“ruim”).

Algumas formas de colesterol LDL são mais propensas a oxidar, o que acontece se reagem com os radicais livres em seu corpo. Essa oxidação torna a própria partícula de LDL reativa e é capaz de danificar outros tecidos, como o revestimento das artérias do coração. O cacau contém poderosos antioxidantes que chegam à corrente sanguínea e protegem as lipoproteínas contra danos oxidativos. Dessa forma, o cacau reduz as formas de LDL propensas à oxidação.

Além disso, os flavonóides contidos no chocolate amargo também podem reduzir a resistência e melhorar a sensibilidade à insulina, mais um fator de risco para doenças graves, como diabetes e doenças cardíacas. No entanto, para obter esse feito, é preciso ficar atento às quantidades de consumo, já que o chocolate amargo também contém açúcar.

 

4. Reduz o risco de doenças cardíacas

Por melhorar um grande fator de risco para problemas cardíacos - o colesterol alto - o consumo do chocolate amargo pode reduzir o risco dessas doenças. Como explicado acima, os compostos desse alimento protegem o LDL da oxidação e, a longo prazo, isso faz com que muito menos colesterol se aloje nas artérias, resultando em um risco menor de doença cardíaca.

Sendo assim, o consumo moderado de cacau ou chocolate amargo pode diminuir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular. De acordo com uma pesquisa, comer chocolate 3 vezes por semana reduz o risco de doença cardíaca em 9%, enquanto ingerir 45 g de chocolate por semana diminui esse risco em 11%. Entretanto, consumir uma quantidade alta, como mais de 100 g por semana, não traz benefícios para a saúde.

 

5. Diminui a pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo

Os compostos bioativos do cacau e do chocolate amargo, como os flavonóides,  podem estimular o endotélio - o revestimento das artérias - a produzir óxido nítrico. Desse modo, eles melhoram o fluxo sanguíneo nas artérias e causam uma pequena, mas significativa redução da pressão arterial, embora os efeitos sejam geralmente leves.

 

6. Melhora a função cerebral

Segundo estudos, comer cacau ou chocolate amargo rico em flavonóides pode melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro a curto prazo em jovens adultos, melhorando a atenção, o aprendizado verbal e a memória. Uma das principais razões para isso é que esses alimentos contêm substâncias estimulantes como cafeína e teobromina. Além disso, o consumo desse alimento também auxilia a manter a função cognitiva em idosos com comprometimento cognitivo leve e diminui a chance de progressão para demência.

 

7. Protege a sua pele do sol

Além de todos os benefícios citados acima, os compostos bioativos do chocolate amargo também são ótimos para a saúde da pele. Os flavonóides podem proteger contra os danos causados pelo sol, melhorar o fluxo sanguíneo para a pele e aumentar a hidratação e a densidade da pele.

Mas lembre-se: o seu consumo não substitui, de forma alguma, o protetor solar e outras formas de proteção do sol. Proteja-se!

 

Consuma sempre com moderação

Mesmo com os estudos e as evidências dos benefícios significativos do cacau e do chocolate amargo para a saúde, não é recomendado o seu consumo diário. Não se pode esquecer que esse alimento delicioso e nutritivo ainda é carregado de calorias e fácil de comer demais. 

Além disso, na hora da compra, opte por fazer uma escolha de qualidade: prefira sempre o chocolate amargo com 70% ou mais de cacau. Chocolates escuros contêm açúcar em quantidades menores e, quanto mais escuro o chocolate, menos açúcar ele conterá.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...