"Carinho, respeito e acolhimento com os idosos": Zezé Motta no XVIº Fórum Internacional da Longevidade
A atriz e cantora brasileira foi a homenageada da edição e deu uma palestra sobre o retrato da mulher madura atual
Maria José Motta de Oliveira, mais conhecida como Zezé Motta, é uma atriz e cantora brasileira considerada uma das maiores artistas de todo o país. Com mais de 55 anos de carreira, a cantora e atriz - ou "cantriz", como gosta de ser chamada - possui uma filmografia muito extensa na televisão e no cinema, além de 13 peças de teatro na carreira e 14 LPs, CDs e DVDs em sua discografia.
Vencedora de inúmeros prêmios, como o Troféu Candango pelo Festival de Brasília, um Prêmio Air France e um Grande Otelo Honorário, Zezé iniciou sua carreira no teatro na década de 1960, na peça Roda Viva, de Chico Buarque. Em seguida, estreou na televisão em 1968 na novela da TV Tupi, Beto Rockfeller, em um papel coadjuvante. Após isso, no início de sua carreira, Zezé Motta apareceu em pequenos papéis, tanto no cinema quanto na televisão.
Em 1976, o seu papel como Xica da Silva no filme Xica da Silva recebeu enorme atenção da mídia e aclamação de críticos. Esse trabalho rendeu a Zezé os principais prêmios do cinema brasileiro na época, incluindo o Prêmio Air France, o Prêmio Coruja de Ouro, o Prêmio Governador do Estado e o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Brasília.
Zezé Motta participou do XVIº Fórum Internacional da Longevidade, realizado pelo Grupo Bradesco Seguros. Ela foi a personalidade homenageada da edição e foi convidada para dar uma palestra sobre a importância de cuidar do envelhecimento e do retrato da mulher madura atual.
Quais são os seus cuidados com a saúde?
Zezé Motta: Eu tenho cuidado com a alimentação, faço exercício e tenho um personal 2/3 vezes na semana. Adoro caminhada e adoro exercício físico, mas é tudo balanceado.
Foi fácil para você adotar bons hábitos de alimentação?
Zezé Motta: Foi. Doce, por exemplo, para mim não comer doce não é um sacrifício. Agora macarrão eu comeria todos os dias (risadas). Estar com saúde é o que importa.
E você é vaidosa?
Zezé Motta: O que você acha? (risadas). Eu sou muito vaidosa. Sou filha de Oxum.
Você comentou recentemente nas redes que está namorando e houve um pouco de espanto das pessoas. Você pode contar um pouco dessa história?
Zezé Motta: Pois é, quando as pessoas se espantam eu só falo o seguinte: "gente, eu to viva!". Graças a Deus, estou amando e feliz. Eu acho que todo mundo quando tem o meu histórico - eu já casei 5 vezes - de não ficar no primeiro casamento, tem um certo receio de envelhecer sozinho. Então, eu estou feliz de estar com 80 anos, na ativa, namorando, amando, sendo correspondida e muito feliz com o meu Edmilson.
Algo que chamou atenção na sua fala foi a gratidão de acordar e "ah, estou viva". Como foi desenvolver isso? Como você chegou nesse patamar de agradecer simplesmente por acordar?
Zezé Motta: Quando a gente é jovem, você sempre tem assim essa interrogação "será que eu chego aos 50", "será que eu chego aos 40". De repente, quando eu vi, já vou fazer 80. E aí a gente gosta muito de viver e todos os dias eu acordo e agradeço por mais um dia.
Como é a sua relação com a tecnologia?
Zezé Motta: Teve um tempo que eu tinha preguiça, mas depois a ficha caiu e eu percebi que ia acabar ficando para trás. Eu tenho minha equipe, mas eu tenho me interessado mais para não ficar para trás.
Você pode falar um pouco dos próximos projetos de trabalho?
Zezé Motta: Estou viajando com um show que eu adoro, com uma participação na novela Fuzuê, com 2 filmes para serem lançados e 2 filmes para fazer. Eu não paro. Mas a maior parte do tempo eu tenho dedicado à música.
E o que você tem a dizer sobre a longevidade no país?
Zezé Motta: Aproveito que eu tenho esse espaço, esse privilégio, para fazer essas campanhas como eu estou fazendo agora. Gente, pelo amor de Deus, carinho, respeito e acolhimento com os idosos. Aproveito o espaço que eu tenho na mídia para fazer essa campanha.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br