img

Atividade física: saiba todos os benefícios

Descubra a importância dos exercícios físicos e quais benefícios eles trazem para a saúde

Mantém você ativo

Você já se perguntou por que algumas pessoas nunca parecem estar cansadas, mesmo depois de um dia agitado? O exercício ajuda o corpo a liberar hormônios chamados endorfinas na corrente sanguínea, mantendo-o com energia durante todo o dia. Malhar também melhora a força e a resistência, o que pode ajudá-lo a realizar as tarefas diárias com menos esforço físico.

 

Combate doenças

Você se preocupa com doenças cardíacas e hipertensão? Você pode mantê-los sob controle por meio de exercícios regulares, pois ajudam o coração a bombear com mais eficiência e reduzem os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Incluir exercícios em sua rotina diária também pode ajudar a prevenir ou gerenciar outros problemas de saúde, como:

  • Síndrome metabólica;
  • Diabetes tipo 2;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Diferentes tipos de câncer;
  • Artrite;
  • Quedas.

 

Melhora o seu humor

Você tem se sentido deprimido ou mal-humorado? Uma sessão de treino de 30 minutos ou uma caminhada rápida podem alegrar seu humor instantaneamente. Novamente, as endorfinas desempenham um importante papel, fazendo você se sentir mais feliz, mais relaxado e menos ansioso. À medida que começa a ver resultados visíveis e músculos mais tonificados, você também pode aumentar sua confiança e autoestima.

 

Aumenta a capacidade do seu cérebro

Você vai se sentir mais inteligente, pois os exercícios podem melhorar sua função mental. A atividade física estimula a liberação do hormônio serotonina em seu cérebro, o que leva a uma maior clareza mental e pode, assim, ajudá-lo a melhorar sua produtividade geral no trabalho. Também pode melhorar sua capacidade de pensamento e raciocínio, levando a uma melhor tomada de decisões.

 

Libera você para se deliciar com algumas calorias a mais

Tem medo de engordar? Quando você se exercita, você queima calorias e melhora seu metabolismo. Isso lhe dá alguma margem de manobra para satisfazer um desejo e comer o que você gosta de vez em quando, sem ter que se preocupar em adicionar muitas calorias.

 

Mais energia para sua vida sexual

Cansado demais ou fora de forma para desfrutar dos seus desejos? O exercício regular pode diminuir o risco de disfunção erétil nos homens e pode melhorar o desejo sexual nas mulheres.

 

Uma oportunidade de se conectar com as pessoas

O exercício pode ser divertido e agradável, dando a você a chance de se conectar com as pessoas. Treinar com um parceiro também pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de condicionamento físico mais facilmente do que tentar fazer tudo sozinho. Assim sendo, transforme o exercício em um evento social, ao fazê-lo com sua família e amigos.

 

Proporciona o alívio de dores e sofrimentos

Os exercícios podem ser uma boa forma de fisioterapia para dores persistentes ou lesões crônicas. Mas, antes de começar, converse com seu médico sobre quais tipos de exercícios podem ajudar e não piorar sua condição.

 

Para começar uma nova rotina de exercícios tem que ter muita força de vontade. Crie coragem e comece agora! Acredite, vai te fazer muito bem!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...