img

Alzheimer: formas de tratamento e prevenção

Entenda como a doença de Alzheimer funciona e saiba como é possível prevenir ou atrasar o seu desenvolvimento

A doença de Alzheimer, também conhecida como mal de Alzheimer, causa a deterioração progressiva dos neurônios no cérebro e das funções mentais, em decorrência das mudanças sofridas pelo tecido cerebral e independente dos problemas vasculares que possam gerar transtornos na irrigação. Ocorre uma atrofia nos tecidos do cérebro e um alongamento dos ventrículos cerebrais.

A causa dessa doença está relacionada a uma combinação de diversos fatores que acarretam em seu desenvolvimento. Os fatores genéticos e hereditários, os neuroquímicos, os infecciosos e os ambientais, além de causas como o envelhecimento, o sedentarismo e o tabagismo. 

Seu diagnóstico é realizado através do estudo da progressão dos sintomas e do descarte de outras possíveis causas de demência, exames neuromusculares, estudos psicológicos, testes de sensações e de funções cognitivas e tomografias computadorizadas de cabeça.

Não existe cura para a doença de Alzheimer. Portanto, o seu tratamento procura controlar e aliviar os sintomas existentes, retardar o agravamento da degeneração cerebral provocada pela doença e proteger o doente dos efeitos produzidos pela sua deterioração, fazendo com que a pessoa consiga se manter independente nas atividades cotidianas por mais tempo.

A principal forma de tratamento do Alzheimer é o uso de remédios que melhoram a cognição, indicados por um neurologista ou psiquiatra de acordo com as necessidades de cada paciente. Segundo pesquisas científicas, os medicamentos garantem uma sobrevida maior e uma qualidade de vida melhor, mesmo na fase grave da doença.

Algumas estratégias de controle também podem ser necessárias, principalmente para poder controlar possíveis comportamentos alterados ou agressivos do doente. Além disso, na fase inicial da doença, são úteis os lembretes, listas de rotinas e notas das atividades diárias.

 

Como prevenir o Alzheimer

Em alguns casos, principalmente quando há histórico da doença na família, cuidados específicos do dia a dia podem ajudar a atrasar ou até prevenir o surgimento e desenvolvimento da doença. A maioria está relacionada com manter hábitos de vida saudáveis. Confira abaixo uma lista com 7 dicas para prevenir o Alzheimer:

  •  Praticar 30 minutos de exercício por dia

A prática de atividades físicas regulares pode diminuir em até 50% as chances de desenvolver a doença de Alzheimer. Dessa forma, fazer no mínimo 30 minutos de exercícios físicos de 3 a 5 vezes por semana é um verdadeiro aliado. Algumas atividades recomendadas são praticar algum esporte, como tênis ou natação, ou fazer aulas de dança, dependendo do gosto e da disponibilidade de cada pessoa.

  • Dormir 8 horas por noite

Um sono de qualidade é essencial para tudo na vida. O tempo recomendado para uma boa noite de sono é de 8 horas por noite. Dormir bem ajuda a regular o funcionamento do cérebro, o que aumenta a capacidade para pensar, resolver problemas e guardar informações, prevenindo o surgimento de doenças como demências e Alzheimer.

  • Adotar uma dieta mediterrânea

Uma dieta mediterrânea equilibrada consiste em priorizar alimentos naturais frescos, como frutas, hortaliças, leguminosas, oleaginosas, cereais, peixes, leite e derivados. Esse tipo de alimentação é extremamente rico e saudável, no qual ajuda a nutrir corretamente o cérebro, de modo a impedir problemas graves, como o Alzheimer, demências e problemas cardíacos.

  • Manter o peso ideal

Manter o peso ideal, com o IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 25, ajuda a evitar o sobrepeso e a obesidade, que possuem consequências sérias de saúde, como pressão alta, diabetes e colesterol alto. Essas complicações podem aumentar o risco de desenvolvimento do Alzheimer. Sendo assim, é recomendado consultar um nutricionista para a prescrição de uma dieta balanceada que ajude a emagrecer e chegar ao peso ideal de forma saudável, além de manter a pressão arterial, a diabetes e o colesterol controlados.

  • Controlar o estresse

O estresse crônico pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer, devido a uma desregulação do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA) e o aumento dos níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse. Isso pode aumentar o risco de degeneração dos neurônios e de demência. Portanto, controlar o estresse com atividades relaxantes, psicoterapia, exercícios físicos, passear e descansar podem ajudar a prevenir a doença ou atrasar o seu desenvolvimento.

  • Estimular o cérebro diariamente

Atividades que estimulam o cérebro ajudam a reduzir o risco do desenvolvimento de Alzheimer porque o mantém ativo e trabalhando. Reservar 15 minutos do dia para fazer jogos de estratégia, quebra-cabeças ou palavras cruzadas, aprender algo novo, como falar uma nova língua ou tocar um instrumento, ler livros, revistas e jornais, ou treinar a memória, memorizando a lista de compras, são muito importantes pois estimulam bastante o cérebro.

  • Evitar fumar

Não é nenhuma novidade que o cigarro é extremamente prejudicial à saúde. Ele está diretamente associado ao aumento do risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer. O cigarro contém toxinas que aumentam o estresse oxidativo, a inflamação e os danos nas células cerebrais. Dessa forma, o tabagismo deve ser evitado para prevenir a doença e diversos outros problemas de saúde.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...