img

Alimentação natural para pets: o que é e como funciona?

Será que é saudável para os animais de estimação comerem “comida de verdade”? Confira!

 

Até os dias atuais, é muito comum que a alimentação dos animais de estimação seja focada estritamente nas rações secas industrializadas. Entretanto, a alimentação natural para pets é um mercado que vem se destacando bastante e ganhando cada vez mais visibilidade, principalmente por conta de seus benefícios para a saúde dos animais.

Apesar de parecer mais trabalhosa e complicada, com um acompanhamento especializado de um médico veterinário é possível manter uma rotina com alimentação natural para pets de forma prática e simplificada. Mas será que é saudável para os animais de estimação comerem comida “de verdade”? Como introduzir a alimentação natural?

Para adentrar nesse novo universo pet e entender mais sobre o assunto, conversamos com Melissa Guillen, médica veterinária e nutricionista. Melissa também é dona de uma empresa de alimentação natural para pets, a @ApetitPet, e conta como foi a sua trajetória. Confira abaixo a entrevista completa:

 

O que é a alimentação natural para pets? E como funciona?

Melissa Guillen: A alimentação natural para pets, ou AN, como normalmente é chamada, é um tipo de dieta que utiliza alimentos na sua forma íntegra ou natural, que passam por processamento de cozimento semelhante à alimentação humana. Funciona basicamente da mesma forma que o nutricionista humano balanceia a dieta de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

 

Quais são os benefícios de alimentar o pet com comida de verdade?

Melissa Guillen: Os benefícios da AN para os pets incluem aumentar a longevidade, melhorar o bem-estar, promover a saúde, aumentar a imunidade e elevar os hormônios da felicidade. A AN tem o objetivo de fornecer os nutrientes essenciais para cada paciente de acordo com a espécie, faixa etária, estilo de vida e alterações metabólicas, melhorando a absorção dos nutrientes, respeitando e tratando nutricionalmente as doenças existentes, além de evitar o surgimento de outras através da epigenética e nutrigenômica.

 

É uma alimentação válida tanto para cachorros quanto para gatos?

Melissa Guillen: Sim. A AN na medicina veterinária é um capítulo à parte e ainda apresenta muitos desafios, pois estamos engatinhando nesse novo mundo de voltar a alimentar nossos pets com comida de verdade. Quando falamos em cães e gatos, estamos diante de duas espécies muito diferentes, tanto em termos de fisiologia, digestão, dentição, necessidades nutricionais, hábitos alimentares e de vida, paladares e formas de absorção muito específicas.

Os cães são considerados carnívoros, mas conseguiram se adaptar a uma dieta onívora, isto é, comem proteínas, carboidratos, legumes e gorduras, possuindo um sistema digestivo mais parecido com os humanos. Os felinos são carnívoros estritos, mais seletivos, e desenvolvem o hábito do paladar e do tipo de dieta durante a infância. Isso significa que, se um felino não foi apresentado à AN enquanto era um filhote, dificilmente aceitará esse tipo de alimentação em outra fase da vida. Outro ponto é a dificuldade em incorporar as quantidades necessárias de certos nutrientes essenciais para a saúde dos gatos, obrigando-nos a fazer essa suplementação de forma extra dieta, gerando um estresse ao animal.

 

Se um tutor quer introduzir a alimentação natural para seu pet, qual deve ser o passo inicial?

Melissa Guillen: É importantíssimo consultar um médico veterinário especializado em nutrição animal. Durante a consulta, o médico fará o exame clínico, a avaliação nutricional e, se necessário, o pedido de exames laboratoriais que ajudarão na prescrição da melhor dieta. Esse profissional está apto a fazer o cálculo do balanceamento da dieta, respeitando as necessidades individuais e fazendo as orientações de quantidade, tipo de dieta, escolha dos alimentos e forma de preparo, além de orientar como será feito o fornecimento das refeições.

 

Como você começou a sua empresa de alimentação natural para pets, a @ApetitPet? De onde veio a ideia? Pode contar um pouco mais sobre a empresa?

Melissa Guillen: Me chamo Melissa Guillen, sou formada em Nutrição Humana e em Medicina Veterinária. Durante o início da minha carreira, fui desafiada a formular uma dieta caseira para um cão que sofria de doença renal, e sua tutora, por questões financeiras, não poderia mantê-lo com ração específica para tal doença. Assim, tudo começou em 2003! Desde então, não parei de estudar e de me dedicar aos cuidados nutricionais dos animais que entravam no meu consultório e no hospital veterinário. Mesmo nadando contra a maré da época e dos colegas veterinários, percebi os resultados positivos e a melhora dos pacientes. A nutrição veterinária estava realmente nascendo.

Comecei a receber indicações de colegas que testemunhavam esses resultados e não parei mais! Até o ano de 2016, quando um tutor me pediu para cozinhar para seus dois pets, um casal da raça Schnauzer. Relutei, mas novamente aceitei o desafio. Fiz o treinamento da minha primeira ajudante chamada Ieda, e começamos a fornecer as refeições. Tudo feito na minha casa! Até que precisei chamar mais um ajudante, e assim, entrou na equipe a Adriana.

Aluguei um apartamento para cozinhar e fornecer as refeições aos meus pacientes. Nossos pedidos foram aumentando, mas não havia como investir ou conseguir empréstimo. Tentamos investidores, mas não tivemos sucesso. Hoje sei que naquela época era um projeto muito arrojado, inovador e "futurista" que não convencia os investidores a aplicar aquela quantia para uma empresa que fazia comida para cachorro.

Durante os anos de 2017 até 2022, recebi ligações mensais de empresários que queriam abrir o negócio com a proposta de me contratar para ajudar na abertura de uma cozinha pet. Muitos deles hoje já estão estabelecidos no mercado pet. Neguei todos, pois sabia que um dia a Apetit Pet teria o seu próprio local, a sua própria equipe de gestão e os melhores sócios!

Em 2022, chegou o momento da entrada da Dani, apelido carinhoso de uma colega de profissão e amiga. Danielle Selem, também médica veterinária, especializada em clínica médica, anestesiologia e gestão de clínicas e hospitais veterinários. Numa tarde, durante um intervalo, um cafezinho e um bate-papo descontraído, ela me disse: "Adorei, Mê! Quero participar disso com você". Acreditou no projeto e juntas demos o start na procura de um investidor. Ela, com a sua expertise na área de gestão e administração, e eu na parte nutricional. Foram muitas reuniões, sem nenhuma definição.

Em junho de 2023, chegou o Jackson, um cliente antigo meu, que entrou como sócio investidor e participativo. Seu know-how corporativo fez a diferença para a empresa, e nosso crescimento é superado a cada semana. A Apetit Pet nasceu para inovar e transformar a vida dos nossos pets.

 

Em relação à alimentação, quais são as suas principais dicas para novos tutores?

Melissa Guillen: A AN é uma opção para os pets. A orientação de um veterinário especializado é fundamental. Mesmo no estilo mix feeding, as orientações devem seguir um cronograma e a avaliação nutricional. Dicas importantes: filhotes devem ser acompanhados mensalmente, pacientes saudáveis, anualmente, idosos, semestralmente, e animais debilitados ou doentes a cada 2 ou 3 meses.

 

Gostaria de acrescentar mais alguma coisa que você ache importante e/ou relevante?

Melissa Guillen: Oferecer uma dieta apetitosamente saudável para o seu pet faz toda a diferença. A Apetit Pet faz isso com muita maestria.

 

Instagram: @ApetitPet

https://apetitpet.com.br/

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...