Açúcar: você já experimentou algum de seus substitutos?
Conheça outras formas de adoçar os seus alimentos e bebidas no dia a dia
O que é um substituto do açúcar?
Um substituto do açúcar é uma substância artificial (feita em laboratório) ou natural (à base de plantas) que adoça alimentos e bebidas no lugar do açúcar. Normalmente, os substitutos do açúcar são centenas de vezes mais doces que o açúcar e têm poucas ou nenhuma caloria. Eles são uma escolha comum de adoçante para produtos “dietéticos”, como refrigerantes, molhos, assados e balas ou chicletes sem açúcar.
Aspartame
Feito a partir dos aminoácidos ácido aspártico e fenilalanina, é um açúcar artificial popular. Tem calorias, mas como é cerca de 200 vezes mais doce que o açúcar, você consome menos. Está em refrigerantes, chicletes, iogurtes, sobremesas e remédios. Você não pode assar com ele, porque não é doce depois de aquecê-lo. Pessoas com a rara condição de fenilcetonúria (PKU) não devem comê-lo porque seus corpos não podem processá-lo.
Sacarina
Este adoçante feito em laboratório existe desde 1879. É isento de calorias e às vezes pode deixar um sabor amargo. Você pode usá-lo no cozimento. Você o encontrará em alimentos processados, como assados, frutas enlatadas, chicletes e refrigerantes. Se você estiver grávida, convém evitá-lo, porque pode atravessar a placenta para o bebê em crescimento.
Sucralose
Este produto é cerca de 600 vezes mais doce que o açúcar. É feito em laboratório alterando uma molécula de sacarose (açúcar), então você pode ter ouvido chamar de adoçante não nutritivo. Seu corpo não o absorve, então não lhe dá nenhuma caloria. Muitas vezes, a sucralose está em refrigerantes, sucos, molhos, xaropes, doces e sobremesas.
Estévia
Este substituto natural do açúcar obtém seu sabor doce do extrato das folhas de Stevia Rebaudiana. Muitas vezes, você o encontrará em gotas líquidas na loja ou como ingrediente em iogurtes, assados, doces e chicletes. Você pode usá-lo como adoçante no café ou chá, ou pode assar com ele.
Fruta do Monge (Luo Han Guo)
Este adoçante é um extrato do melão da fruta do monge chinês. Os chineses o usam há centenas de anos, mas é relativamente novo nas Américas. É isento de calorias e geralmente misturado a outros substitutos do açúcar. A fruta do monge, Luo Han Guo, está em alguns sucos, refrigerantes, laticínios, condimentos e doces.
Polióis
Os polióis, também chamados de poliálcoois ou álcool de açúcar, são carboidratos produzidos em laboratório ou provenientes de certas frutas. A maioria tem “-tol” no final do nome, como eritritol, maltitol, sorbitol e xilitol. Você pode encontrá-los em alimentos processados, como chicletes, balas, sorvetes e pudins, bem como em enxaguantes bucais e pastas de dente.
Eles são seguros?
A FDA aprovou esses substitutos artificiais e naturais do açúcar. O National Cancer Institute USA diz que não há provas de que causem câncer. Mas existem alguns riscos, especialmente se você exagerar. Eles podem alterar suas bactérias intestinais e causar problemas digestivos. Eles também estão ligados a doenças como diabetes tipo 2 e pressão alta.
Eles são bons para perda de peso?
Sim, trocar o açúcar por um substituto pode significar menos calorias em seus alimentos e bebidas. Mas não há nenhuma prova forte de que usá-los ajuda a perder peso.
Eles são bons se você tem diabetes?
Os substitutos do açúcar podem ser uma boa opção para satisfazer seu desejo por doces, mantendo os níveis de açúcar no sangue sob controle. Mantenha sua ingestão diária abaixo do nível recomendado e obtenha suas calorias de alimentos integrais e nutritivos.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br