img

A importância da educação alimentar infantil

Acostumar as crianças a gostar de se alimentar é fundamental para garantir uma boa alimentação por toda a vida. É nessa faixa etária que seus filhos vão aprender o que é bom ou não

É muito importante que desde o nascimento, a criança tenha uma alimentação adequada às suas necessidades, sem excessos nem carências. Os pais devem aproveitar esse período da vida, sensível ao aprendizado e à aquisição de condutas, para transmitir hábitos alimentares saudáveis e levar as crianças a gostarem de se alimentar. A infância exige maior cuidado com a alimentação, devido ao processo de crescimento, para que a criança desenvolva-se normalmente e tenha mais resistência às doenças.

 

Refeições feitas na escola 

A merenda escolar tem papel importante na aquisição de hábitos alimentares saudáveis, devendo ser uma continuidade de refeições equilibradas e variadas também feitas em casa.

Esse tipo de refeição tem como objetivo proporcionar à criança uma alimentação de qualidade (nutricional e higiênica), respeitando as preferências alimentares.  Os pais devem prestar atenção nos alimentos preferidos, dentro dos mais indicados e com eles fazer variações durante a semana para que a merenda não se torne monótona. Também é importante uma relação coerente entre a família e a escola para facilitar a programação do cardápio.

 

Uma boa merenda escolar pode ser constituída de:

- Uma fruta bem lavada (banana, maçã, laranja, tangerina...)

- Pão com manteiga ou biscoitos simples.

Varie os pães: bisnaguinha, pão de forma, integral, francês, caseiros.

- Suco de frutas (ofereça sucos naturais, os de caixinha são mais práticos, mas não oferecem uma concentração de vitaminas e minerais como os sucos feitos na hora).

 

Evite o consumo de salgadinhos, bolachas recheadas, salgados fritos, fast-food, doces, guloseimas e refrigerantes (deixe para ocasiões especiais e finais de semana). Além disso, converse sempre com a criança sobre a importância dos alimentos em sua saúde e crie uma relação de proximidade com os alimentos. Leve a criança para fazer compras, mostre a variedade de frutas e suas cores, as verduras, legumes etc.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...