Por que é importante lavar as mãos?
A importância de lavar as mãos vai muito além de manter o bom odor, bactérias que estavam presentes no seu organismo podem ser prejudiciais para o seu corpo. O Dr. Ramiro Gialuisi trouxe informações para você saber como fazer a lavagem de forma correta
Em primeiro lugar, impõe-se conhecer quais são os componentes bacterianos normais da urina e das fezes para compreender como os próprios se comportam uma vez eliminados. A urina não contaminada (sem infecção) não contém flora bacteriana. Encontramos em condições normais apenas células epiteliais descamadas do aparelho urinário e metabólico, ou seja, substâncias derivadas do metabolismo urinário. Por este motivo, a urina "sadia" não causaria contaminação quando manipulada. Existem até tratamentos, com os quais não concordamos, que sugerem tomar a própria urina como forma terapêutica.
As fezes, ao contrário, apresentam uma flora bacteriana abundante em condições de normalidade. Encontramos a Escherichia coli, Enterobacter, Klebsiella, Proteus e Entamoebas, entre outras bactérias que habitam o intestino. Estas bactérias são fundamentais para o perfeito funcionamento do intestino. Porém, quando eliminadas, podem se tornar patogênicas para o homem. Resumindo, um indivíduo saudável não teria a urina contaminada, mas as fezes teriam as bactérias inerentes ao intestino.
Qual a necessidade de lavar as mãos após a eliminação de urina e fezes?
Urina: por pura e simples higiene, pois a urina fora do organismo se decompõe e fermenta, causando odor desagradável. Fezes: porque as bactérias contidas nas fezes são patogênicas fora do canal intestinal. Num banheiro público o cuidado deve ser maior, pois podem existir indivíduos com urina e/ou fezes contaminadas que tenham manipulado descargas, pias e maçanetas espalhando bactérias pelo local.
Em relação às fezes, poderíamos ter, além da contaminação bacteriana, a presença de parasitos como as giárdias, amebas e ascaris, entre outros. A infestação por parasitos transmite-se por via oral. A mão ou os alimentos contaminados por ela quando são levados à boca infestam o indivíduo.
Como deve ser feita a higiene?
Após urinar, o homem deve lavar as mãos com água corrente e sabão líquido contido em dispenser. Deve-se evitar o uso de sabonetes, pois algumas bactérias e/ou parasitos se mantêm vivos nos mesmos, contaminando em vez de higienizar as mãos. A mulher deve fazer a higiene da vulva com água corrente, tipo chuveirinho, e, a seguir, lavar as mãos com água e sabão líquido.
Após evacuar, o homem deve fazer a higiene anal com o chuveirinho usando um sabonete líquido neutro. A mulher deve proceder da mesma maneira, mas com o cuidado de fazer a higiene da frente para trás, evitando, assim, levar bactérias para a vulva - causa frequente de infecções, uma vez que a vulva está próxima e no mesmo nível do ânus.
Sobre o uso de papel higiênico, deve-se evitar depois de evacuar por dois motivos principais:
1) o papel, por mais soft que seja, agride as pregas anais podendo causar irritações, principalmente em quem tem tendências a hemorróidas ou fissuras anais; 2) o papel "parece" que limpa, mas na verdade deixa uma película de fezes colada ao ânus e aos tecidos vizinhos, mantendo, portanto, a flora bacteriana fecal em área não adequada e sendo mais prejudicial às mulheres pela possibilidade de contaminação vulvar. O papel serve apenas para enxugar a região após a higiene na falta de toalhinhas descartáveis.
O que fazer quando não temos as condições de higiene ideais, como em certos banheiros públicos?
Lavar bem as mãos após urinar e/ou evacuar e, logo que possível, fazer a higiene adequada.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br