Você sabe o que é e o que faz um personal organizer?
A organização pode ser uma grande aliada à nossa saúde, conheça o profissional que pode ajudar com esse quesito
Um personal organizer é um profissional que oferece o serviço de organização de ambientes domésticos e empresariais, através de métodos que possibilitam a criação de soluções individuais e personalizadas. Um profissional de organização é responsável por otimizar espaços, contribuindo para a organização de sua casa, rotina, documentos e até fluxo de informação e processos de uma empresa.
É importante esclarecer que o trabalho de um personal organizer não é de arrumação, mas sim de organização. Na arrumação, os itens são simplesmente guardados. Enquanto na organização, os objetos são destinados aos seus devidos lugares, através de técnicas definidas com o objetivo de otimizar os espaços e reduzir o tempo de procura.
Segue abaixo alguns dos principais benefícios da organização:
• Otimização do tempo;
• Economia financeira;
• Qualidade de vida;
• Melhora na autoestima;
• Equilíbrio no trabalho, vida pessoal e familiar;
• Mais tempo para o lazer;
• Objetivos claros e planejamento;
• Estratégias para delegação das tarefas;
• Redução dos níveis de estresse.
E quais as áreas de atuação deste profissional?
Existe um vasto campo de atuação para os profissionais de organização:
• Organização residencial (cozinhas, closets, armários, home office, baby e infantil, etc.);
• Organização comercial e corporativa (organização de documentos físicos e digitais, fluxo de informações e processos, gestão de tempo, etc.);
• Treinamento de empregadas domésticas (destinados às ajudantes com a finalidade de organizar e manter a organização da residência, de forma interativa, tornando-a mais eficiente);
• Mudanças (pré-mudança, mudança e pós-mudança);
• Malas de viagem (orientação e organização para aproveitar ao máximo o espaço que a sua mala oferece);
• Atendimento a idosos (planejamento de forma a atender as necessidades desse grupo de pessoas, levando em conta seus hábitos de vida, rotina diária e segurança);
• Noivos e recém casados (organização da casa nova, catalogação de presentes, guarda e troca - em caso de duplicidade);
• Recém separados e solteiros (organização da casa nova ou reorganização da mesma);
• Consultoria/workshop/treinamento (dicas e técnicas de organização para melhoria do ambiente da pessoa);
• Pós-óbito (este serviço consiste na ajuda ao cliente, para se desfazer ou arquivar os pertences de um familiar que faleceu).
A falta de organização pode afetar a sua saúde?
Sim! A bagunça é inimiga da sua saúde. Estudos apontam que a desorganização traz uma série de consequências negativas que podem ser de ordem física, psicológica e social. Uma vida organizada elimina todos esses "riscos". Abaixo contêm alguns dos efeitos que a bagunça pode causar em sua vida:
• Provocar estresse: a desordem é capaz de aumentar os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse;
• Prejudica a produtividade: a dificuldade em localizar arquivos, objetos e anotações impacta a sua rotina e a gestão do seu tempo;
• Provocar acidentes: objetos fora do lugar pode bloquear portas e saídas, o que é muito perigoso e pode colocar sua segurança em risco;
• Prejudicar as relações: quando a sua casa vira um caos, há grandes chances da vida amorosa também entrar em colapso e, o pior, você nem notar;
• Provocar problemas respiratórios: a quantidade de objetos fora do lugar acumula poeira, que pode provocar problemas respiratórios;
• Causa isolamento social: a falta de tempo para o lazer gera o isolamento social, que pode ocasionar a ansiedade e a depressão.
Quando devo procurar um personal organizer?
Alguns sinais podem indicar que você precisa de um profissional de organização para te auxiliar. Alguns deles são:
• Você acumula muitos objetos e tem dificuldade de se desfazer deles;
• Você não sabe mais o que tem e perde tempo demais procurando as coisas;
• Você tem dificuldade para localizar objetos e itens de seu uso frequente;
• Falta de espaços ou espaços mal aproveitados;
• Atrasos frequentes em função da desordem;
• Dificuldade quando precisa mudar a ordem das coisas;
• Falta de tempo para organizar seus pertences;
• A organização não for sua prioridade em seu tempo ocioso;
• Falta de disposição para organizar;
• Eventos importantes causam desordem momentânea e indesejada (tais como: mudança de casa, casamento, nascimento de um filho, óbito de algum ente querido, contratação de novos empregados, etc.).
Avaliou e decidiu contratar um personal organizer? Então fique atento! Trata-se de uma relação profissional bastante íntima e, por isso, deve existir confiança. Sendo assim, para um atendimento de excelência, é importante que você estabeleça uma relação de confiança com este profissional. Antes de contratar, solicite uma consultoria, conheça o método de trabalho e o perfil do profissional.
Organize-se e tenha uma vida mais leve, com mais tempo para fazer o que gosta e ser feliz!
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br